Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tenistas do Iate estão entre os melhores do Brasil

Para ser um atleta de alto rendimento é necessário disciplina, dedicação, resiliência, foco, muitas horas de treino, fazer renúncias e tantos outros atributos. Superar os desafios do cotidiano e vencer no esporte e na vida tem sido levado muito a sério pelos atletas do Iate, especialmente os tenistas Pedro Chabalgoity e Luís Augusto Queiroz.

Os dois superam os atletas de todo o país ao liderarem o Ranking Nacional Juvenil 2023 da Confederação Brasileira de Tênis. Enquanto Luís é o 1º colocado entre os 572 participantes da categoria 14 anos simples, Pedro lidera a classificação, entre os 479 inscritos, nos 16 anos simples. 

No Ranking Geral Interclubes (CBI) da CBT, o Iate ocupa a 6ª colocação, graças ao desempenho de atletas como eles, além de Clara Coelho, Eduardo Fenelon, Ramon Gusmão, Maria Eduarda Lepesqueur Moreti, Sofia Lampert, Rafaela Guimarães, Olívia Skaf, Melissa Duarte e tantos outros que defendem de forma brilhante a bandeira do Clube em cada campeonato.

Para além do desempenho nas quadras do Brasil, Pedro Henrique, que é atleta do Iate desde quando tinha 8 anos, também tem se destacado nas competições internacionais. Nesta temporada, por exemplo, foi ouro no J60 Santiago, no J60 Chiguayante e no J30 Trujillo, todas na categoria 18 anos, ou seja, duas acima da qual compete oficialmente. Em março, Chabalgoity foi semifinalista do Rendez Vous – Qualy Roland Garros Junior (15/16 anos). 

As conquistas do ano ainda proporcionaram ao jovem Pedro um feito inédito: estar entre os tenistas que mais subiram posições no ranking Jr. da International Tennis Federation (ITF). No simples, foram 29 vitórias e apenas sete derrotas, resultados que o fizeram saltar da posição 2.930 para a 430. Em duplas, foram 13 vitórias e oito derrotas. 

“Sinto-me feliz e orgulhoso pelos resultados, e as conquistas me deram mais confiança para traçar novos e desafiadores objetivos. Por isso, é necessário focar nos treinos, analisar as possibilidades e seguir o planejamento”, revela Pedro Chabalgoity, que está na Croácia, onde disputa até este domingo, 15, o ITF J60 e, depois (até o dia 21 de outubro), o ITF J100. Posteriormente, segue para a Espanha, onde vai participar da Copa Davis Junior.

Pedro Chabalgoity

Quem também está otimista com o futuro é Luís Miguel Queiroz. Após a temporada vitoriosa na Europa, que começou com a campanha histórica em Wimbledon (semifinalista nos 14 anos) e terminou com três títulos (dois na França e um na Alemanha), sendo uma em categoria acima da idade, os planos até o final do ano são ambiciosos. O tenista ainda integrou o Time Brasil que participou do Torneio Mundial ITF Equipes, em Prostejov, na República Tcheca.

“Eu e minha família decidimos junto com a equipe da Dumont Tênis, quais são os torneios estratégicos para eu disputar até o final do ano, tendo em vista que todos são em categorias acima da minha (18 anos) e fora do país, o que exige muita preparação”, detalha Guto.

Assim, o jovem tenista segue neste mês para a Bolívia, onde participa de torneios em Cochabamba e Santa Cruz. Em novembro, participa, na América Central e nos Estados Unidos, do ITFS (até 18 anos) e, no último mês do ano, dá início aos trabalhos da pré-temporada. 

Enquanto isso, a rotina de treinos segue constante. O técnico Santos Dumont explica que, para atletas como Pedro e Luís, a rotina envolve muito mais que as horas de treino em quadra. “Tenistas desse porte precisam desenvolver todas as potencialidades, por isso, há um trabalho integrado de mobilidade, nutrição, preparação física e mentalidade”.

“O tênis do Iate cresce a cada dia, em quantidade, mas, principalmente, em qualidade. Temos um time forte e muito bem preparado para representar o Clube nas competições nacionais e internacionais e isso é motivo de muito orgulho para todos”, afirma o vice-diretor de Tênis, Marco Hegner. 

Luís Augusto Miguel lidera o ranking da CBT na categoria 14 anos
tags:

Compartilhe este conteúdo

Últimas Noticias

Confraternização de final de ano do Viva Mais

+ mais

Iate Clube representado no Summit CBCP

+ mais

Roller Disco invade Iate Clube

+ mais

Corrida Tiradentes PMDF 2024: um show de superação

+ mais

Iatista brilha na 21K Noronha

+ mais

Atleta do Iate Clube representa o Brasil no Pan-Americano de Judô em Cuba

+ mais

Comunicados

Pular para o conteúdo