Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

RH promove palestra para gerentes e colaboradores

Na última semana, a diretoria Administrativa e de Recursos Humanos promoveu uma palestra para debater o tema “Assédio moral no ambiente de trabalho”. O evento foi dividido em dois momentos: um para os gerentes e o segundo aberto para os colaboradores.

O especialista em Gestão de Riscos Corporativos e Assédio Moral no Trabalho e Coordenador do Grupo de Estudos da ABRH-DF, Ricardo Franco, foi o responsável pela atividade. Ele parabenizou o Iate pela “coragem” por abordar o assunto entre líderes e funcionários.

Franco lembrou que a temática é relativamente recente no universo corporativo, tanto que foi apenas em 2019 que a Organização Internacional do Trabalho reconheceu como as formas de assédio são danosas na relação interpessoal e para as empresas, isso porque, atualmente, é entendido que o funcionário valorizado significa maior produtividade e, consequentemente, melhores resultados.

Ricardo Franco ainda ressaltou que “não é responsabilidade somente do gestor fomentar um ambiente de trabalho saudável, inclusive, o líder precisa estar envolvido nessa construção, mas o coletivo de trabalho é responsável pela construção de um ambiente saudável e preventivo”.

A diretora Administrativa e de Recursos Humanos, Fernanda Santiago Sales, entende que garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável é essencial para o bem-estar físico e psicológico dos colaboradores. A abordagem proativa sobre o assédio ajuda a prevenir situações que possam causar danos emocionais, psicológicos e até físicos aos trabalhadores. Além disso uma cultura empresarial que tolera ou ignora o assédio cria um ambiente tóxico, que pode impactar negativamente a produtividade, a moral dos funcionários e a imagem da empresa. Uma abordagem séria e responsável demonstra o compromisso da organização com o respeito mútuo e a equidade.

Com esse olhar, as empresas têm um papel significativo na sociedade e devem contribuir para um ambiente social mais justo e igualitário. A promoção de práticas inclusivas e o combate ao assédio fazem parte dessa responsabilidade social.

A diretora ainda destaca que: “Investir na conscientização, prevenção e punição de casos de assédio moral e sexual não é apenas uma obrigação legal, mas também uma estratégia inteligente para promover um ambiente de trabalho saudável, ético e produtivo.”

tags:

Compartilhe este conteúdo

Últimas Noticias

Entrega de donativos do projeto Amigos Voluntários

+ mais

Vem aí o Réveillon Branco e Dourado do Iate 2025

+ mais

Natal Encantado será no dia 7 de dezembro

+ mais

Festival de Encerramento do Basquete 2024

+ mais

Aulão Inaugural do Vôlei de Quadra adulto e master

+ mais

Seletiva do Vôlei de Quadra

+ mais

Comunicados

Pular para o conteúdo