Em abril, o Iate Clube de Brasília comemora 63 anos. Para celebrar mais este importante momento da Instituição, a partir desta edição do Jornal, contaremos um pouco dessa história que começou em 1959.
Todos os dados foram extraídos do Memorial do Iate, gerido pela Diretoria Cultural. O vasto arquivo está em fase de digitalização e a entrega da primeira etapa do projeto de modernização está prevista para o mês de abril. Aguardem!
Não podemos falar do Iate sem citar a construção de Brasília, idealizada pelo patrono do Clube e ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira. De uma ponta a outra da “sala de visitas da nova metrópole”, expressão utilizada por JK para se referir ao Iate, é possível encontrar algo que remete à fundamental contribuição do político para a criação do ICB.
Coincidentemente, ou não, no ano de 1959, no dia do aniversário de JK (12 de setembro), foi registrada a Ata de Fundação do Clube, hoje exposta no Memorial. A inauguração oficial ocorreu em 5 de abril de 1960, quando a Assembleia Geral dos Fundadores aprovou o Estatuto Social e Juscelino foi eleito patrono do Clube.
Os fundadores Álvaro Alberto de Araújo Sampaio, Aloysio de Carvalho Sylva, Antônio Cunha, Ângelo Paz Sobreira, Sylvio Piza Pedroza e Francisco Meinberg (representante da Novacap) foram os responsáveis por escolher o local das primeiras obras do Iate.
Em janeiro de 1961, uma grande festa, com a presença de diversas autoridades – incluindo JK -, marcou a inauguração do asfaltamento e da urbanização interna; do cais da náutica; da garagem para barcos; do ginásio coberto para esportes; da piscina infantil; e da segunda sede social.
Na próxima semana, contaremos um pouco mais sobre uma das áreas mais tradicionais do Clube: a náutica.