Para gerenciar as operações que tenham ligação direta com a área, o Iate Clube de Brasília utiliza o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). Na prática, o documento serve como um guia para a tomada de decisões relacionadas aos processos integrados e permite que se priorize e se implementem tarefas de acordo com as estratégias previamente formuladas.
O PDTI teve a parte orçamentária aprovada pelo Conselho Deliberativo, após parecer favorável da Comissão de Orçamento. E, desde então, melhorias têm sido efetivadas, cujos resultados refletem não só nos serviços prestados aos associados, mas também no processo de gerenciamento cotidiano do Iate.
Entre elas, destacam-se o chatbot, o aplicativo do Iate, o Google Workspace, a compra de computadores, a instalação de um novo programa antivírus para proteção das máquinas e o suporte tecnológico para a realização das reuniões virtuais dos Conselhos Diretor e Deliberativo.
Também foram implantados dois servidores DELL para o monitoramento; migração dos arquivos do Clube para o sistema de cloud computing; instalação de diversas câmeras de monitoramento; contratação de um Data Protection Officer (DPO) para atendimento e conclusão da implantação da LGPD no Iate; aquisição de um totem para a Biblioteca Digital; expansão da área coberta com fibra óptica para atender a área norte.
No tocante à infraestrutura, foi concluída a proteção de todos os pontos de energia ligados aos ativos de TI contra variações de descargas atmosféricas por meio de aterramento elétrico; interligação dos setores com fibra ótica e ampliação das antenas, com melhoria das redes WiFi e LAN; complementação do sistema de proteção contra surtos atmosférico em QDC elétrico que alimenta as câmeras IP da área externa; substituição de vários equipamentos obsoletos e dos cabos metálicos por fibra ótica das câmeras externas; e aquisição de switches.
Outro avanço foi a instalação do sistema de reconhecimento facial na Academia e na portaria das piscinas semiolímpicas, facilitando o acesso e controle dos sócios. Ademais, por meio da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID), hoje, o Clube controla, com precisão, os horários de subida e descida das lanchas e dos veleiros, conforme determina a autoridade marítima. A medida faz-se necessária para que seja possível a identificação e a localização da embarcação em caso de socorro e salvamento.
Acerca das aquisições, foram comprados 13 notebooks e 67 computadores para diversos setores do Clube, além de upgrade em diversas máquinas, tornando melhor a integração dos micros na intranet e nos ambientes externos. Foi concluída também a compra de 200 licenças de antivírus e de firewalls
de alta proteção, que aliados ao sistema de computação em nuvem, trouxe mais segurança aos dados do Clube e dos associados, protegendo-os contra possíveis ataques cibernéticos.
“O trabalho diário consiste em levar aos associados um atendimento humanizado e de qualidade por intermédio de um time de colaboradores preparados, de infraestrutura privilegiada, adequada, atualizada e com suporte tecnológico. A gestão de TI é cada vez mais estratégica e relevante para disponibilidade, integridade, agilidade, segurança e inteligência das organizações”, finaliza o vice-diretor de Tecnologia e Inovação, Luciano Mancuso.