Uma das principais virtudes do Tênis de Mesa é a inclusão. Isso porque o esporte pode ser praticado independentemente de idade e gênero e acima de qualquer limitação. É divertido, gera boas risadas e cria amizades. As pessoas se relacionam sempre em bons momentos.
No Iate, a Escola de Tênis de Mesa recebe alunos a partir dos 6 anos de idade, e a proposta da Vice-Diretoria é atrair ainda mais praticantes acima de 15 anos.
As aulas acontecem no térreo do Multifunções, local que abriga oito mesas dispostas em uma área com piso emborrachado.
Pesquisas científicas apontam que a prática regular da modalidade tem efeitos benéficos em idosos e pessoas afetadas por distúrbios cognitivos. Jorge Vieira, presidente da FTMDF e treinador da FitPong (empresa parceira do Iate), acrescenta outras vantagens que a prática esportiva pode proporcionar: “Aumento da densidade mineral óssea; melhora do perfil lipídico; e é uma estratégia para redução da pressão arterial, considerando o seu efeito hipotensor pós exercício”.
O sócio Ronaldo Almeida e sua esposa Suely corroboram o que dizem as pesquisas. Praticantes do tênis de mesa há mais de três anos, afirmam que a prática só trouxe melhorias à saúde e foi o caminho que encontraram para se manterem ativos e saudáveis. “Jogamos peteca por mais de 20 anos aqui no Clube, mas por ser um esporte de alto impacto, foi necessário encontrar outra modalidade esportiva”, revelam.
A paixão de Ronaldo pelo esporte foi tamanha que, ao lado de Jaime Bicalho, ajudou a fundar a Escola de Tênis de Mesa, inaugurada em 8 de novembro de 2020. “Além das inúmeras vantagens já citadas, acrescento que a integração que a modalidade proporciona é inigualável, pois temos a oportunidade de jogar com pessoas de diferentes idades, sempre com um clima amistoso. É uma troca constante, em que aprendemos o tempo todo”.
O Vice-Diretor Jaime Bicalho, deixa o convite: “Se você dispõe de tempo livre, mas não faz atividade física, agende uma aula experimental. O tênis de mesa é uma atividade que pode ser praticada por todos de forma segura”.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Esportes Individuais (3329-8752). Há aulas para adultos de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 19h30; e terça e quinta-feira, das 9h às 10h. Para as aulas particulares, a professora Luciana Coutinho está à disposição pelo número (61) 9.9942-5757.