Escola de Vela: formando velejadores desde 1972

A Escola de Vela do Iate tem formado velejadores campeões há 50 anos. Criada por iniciativa do ex-Comodoro George Raulino, com o apoio do sócio John Aune, os quais fizeram 20 barcos dentro do Iate. O Diretor de Patrimônio e Suprimentos, Marcello Katalinic, foi um dos alunos da primeira turma.

O projeto cresceu e, a cada temporada, vários sócios iniciam na modalidade responsável por conquistar várias medalhas olímpicas e mundiais para o Brasil.

As crianças, de 7 a 12 anos, começam na classe Optimist, cujo principal objetivo é apresentar aos pequenos o esporte da vela, de forma prazerosa com aulas teóricas e práticas.

A cada encontro, os treinadores buscam transmitir aos alunos segurança e estímulo para que continuem a praticar o esporte, seja ele por lazer ou competição. Técnicas de velejar, respeito à natureza, condicionamento físico, resistência, concentração, autoconfiança, precaução, planejamento, tomada de decisões, criatividade e trabalho individual e em equipe estão entre os comportamentos trabalhados.

As aulas na escolinha do Iate serão retomadas este mês, após um breve período de férias. No primeiro encontro anual, os pais são convidados a participar para que conheçam mais sobre o esporte, a metodologia de ensino, o calendário de eventos e competições e o corpo de colaboradores que estará ao lado dos atletas ao longo do ano.

A Escola de Vela disponibiliza turmas em diferentes horários para atender a maior quantidade possível de crianças. São quatro opções de turmas na iniciação: terças e quintas-feiras, das 9h às 11h; quartas e sextas-feiras, das 16h às 18h; sábados, das 14h às 16h30; e sábados e domingos, das 9h30 às 12h. 

“Todos os esportes são capazes de oferecer inúmeros benefícios à saúde mental e física. Navegar, por exemplo, traz proatividade, responsabilidade, organização, estimula o espírito colaborativo e aprimora a percepção e os sentidos, ao trabalhar o corpo e a mente de forma saudável”, elenca o Diretor de Esportes Náuticos, Gustavo Raulino.

Desde as primeiras aulas, os alunos iniciantes são familiarizados ao ambiente náutico, onde aprendem sobre as partes dos barcos (inclusive, como virá-los e desvirá-los na água), itens de segurança, bem como trabalho em equipe, disciplina e cooperação. 

O Iate fornece toda a estrutura necessária para as aulas teóricas e práticas, como barcos, equipamentos, colete salva-vidas e embarcações de apoio para os professores conduzirem as atividades na água. O corpo técnico Iatista é altamente capacitado.

Entre tantos atletas de sucesso que passaram pela Escola de Vela do Iate, destaca-se Vitória Viegas, que já conquistou vários títulos nacionais e internacionais, sendo o mais recente o de campeã brasileira de Optimist no início deste ano. Quem sabe a sua filha ou o seu filho não pode ser o próximo campeão brasileiro?

Ficou interessado? Entre em contato pelos telefones 3329-8747/8748 para mais informações. Ainda há vagas para meninas e meninos de 7 a 12 anos.

tags:

Compartilhe este conteúdo

Últimas Noticias

Passeio de barco agita sócios

+ mais

Squash celebra o Dia Internacional da Mulher

+ mais

Iatistas vencem em Regata de Aniversário do Clube Naval

+ mais

1ª etapa do Ranking do DF de Optimist

+ mais

Equipe do Iate vence a 1a etapa do Circuito Abramn

+ mais

Iate Clube de Brasília é destaque no maior evento do segmento clubístico

+ mais

Comunicados