A pandemia da Covid-19 afetou vários segmentos em todo o mundo, dentre eles, o mercado de academias. No Iate não foi diferente, pois em 2020 e em 2021 os números mostram expressiva queda na
arrecadação de receitas.
Ao passo que as aulas não aconteciam, a gestão se preparava para receber os alunos quando tudo fosse normalizado. De lá pra cá, por exemplo, professores passaram por cursos de qualificação e tiveram as cargas horárias de trabalho ampliadas para oferecer ainda mais suporte aos alunos durante a montagem dos treinos e das aulas.
“A proposta sempre foi reinvestir toda a arrecadação em benefício dos alunos. Com estratégia assertiva, redução de despesas e ações de marketing e relacionamento, bem como com o retorno da ‘normalidade’ pré-pandemia, a situação foi se ajustando. Em maio de 2023, por exemplo, a Academia registrou 2.983 alunos matriculados”, detalha a Vice-Comodoro, Cecília Moço.
Veja o quadro comparativo:
Um dos retornos mais expressivos dado aos alunos, já previsto no orçamento de 2022, foi a nova sala de cycling, com 32 novas bikes de última geração. Houve ainda reformas em várias salas, melhorias na iluminação, troca de pisos, ampliação da sala de alongamento, compra de aparelho de Power Plate e outros cinco novos equipamentos de musculação, que fazem parte do conjunto de aquisições para dar continuidade ao processo de modernização da Academia.
Neste mês, começaram a chegar os materiais para a troca dos banheiros masculino e feminino, pois a obra será iniciada em outubro.
Veja quadro com a execução das receitas e despesas a seguir.
“O processo de recuperação orçamentária para que a Academia retorne aos patamares anteriores à pandemia tem evoluído de forma positiva, conforme detalhado acima. Por isso, em que pese o aumento da receita, a gestão ainda tem aplicado recursos para proporcionar ainda mais melhorias aos alunos”, acrescenta a Vice-Comodoro.
No que tange às ações intersetoriais, foi criado ainda o projeto de Treinamento de Atletas, em parceria com as escolinhas esportivas do Iate. Com as melhorias no sistema de agendamento da Academia somada à ampliação da carga horária dos fisioterapeutas, foi possível oferecer mais vagas para atendimentos fisioterápicos. Também houve aumento nos serviços de montagem de série e avaliação física.
Hoje, a Academia do Iate possui mais de 2.900 alunos (veja o quadro comparativo). “Sempre iremos trabalhar para oferecer o que há de melhor em termos de estrutura, atendimento, produtos e serviços. Todas as benfeitorias realizadas ao longo da gestão estão alinhadas com os anseios dos alunos e também da Diretoria. Certamente, há pontos a serem melhorados, mas estamos no caminho para manter um alto padrão de excelência”, finaliza Cecília Moço.