O atleta do Iate Uthar Veiga participou do Campeonato Mundial da Classe 420, realizado entre 3 e 11 de julho, no Centre Nautique Biscarrosse Olympique, em Biscarrosse, na França.
Ao lado de Luca Boranga, do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), Uthar enfrentou algumas das melhores duplas da modalidade no mundo e encerrou a competição na 55ª colocação da categoria masculina/mista, sendo a terceira melhor equipe brasileira no campeonato.
Após um início desafiador, quando a dupla ocupava a 91ª posição ao fim do primeiro dia de regatas, os brasileiros conseguiram evoluir ao longo da competição, recuperando posições e encerrando o Mundial entre os 60 melhores colocados.
Para Uthar, o resultado vai além da classificação final e representa uma importante etapa no desenvolvimento da equipe. “O resultado talvez não represente tudo o que sonhávamos, mas, olhando para trás, fica claro o quanto essa experiência nos fez crescer”, destaca.
Segundo ele, as condições encontradas em Biscarrosse exigiram muita adaptação durante toda a semana. “Foram dias intensos na água. Encontramos um campeonato com vento muito fraco, bastante rondado e um calor forte, condições que exigiram paciência, concentração e muita capacidade de adaptação. Em vários momentos, pequenas decisões faziam toda a diferença, tornando cada regata um grande desafio”, explica.
Competindo contra algumas das principais equipes da vela mundial, Uthar ressaltou que “cada erro virou aprendizado, cada acerto trouxe mais confiança e cada regata acrescentou experiência para a trajetória”.
Agora Uthar e Luca já voltam suas atenções para o Campeonato Europeu Júnior da Classe 420, que será disputado entre 20 e 27 de julho, em Nida, na Lituânia.
