Uma sensação indescritível de felicidade, dever cumprido e alívio foi o que Matheus Frabetti sentiu depois de ser campeão de duplas mistas do Campeonato Sul-Americano de Squash, na última quinta-feira, 19 de fevereiro. Ao lado de Laura Silva, ele superou os equatorianos Martin Esteban e Eduarda García, por 2 games a 1, com parciais de 11/3, 9/11 e 11/4. A competição ocorre em Assunção, no Paraguai, e termina neste sábado, 21 de fevereiro.
Segundo o atleta, a caminhada até o topo do pódio foi desafiadora. Matheus e Laura venceram sem perder sets para Daniel Mayorga e Fatima Zapeta, da Guatemala, e para Ignacio Cabrejos e Luana León, do Peru. “Enfrentamos adversários fortes desde o início, e cada jogo exigiu o nosso máximo em concentração e entrega. Acho que conseguimos evoluir a cada partida, ajustando detalhes importantes que fizeram diferença lá na frente”, conta.
O que favoreceu a campanha de ouro da dupla foi a boa comunicação e o entrosamento. Matheus acrescenta que os dois fatores deram mais segurança e confiança para que jogassem bem. “Um dos nossos pontos fortes foi o entrosamento e a confiança mútua. Em momentos decisivos, conseguimos manter a calma e executar bem a nossa estratégia, além de mostrar muita consistência ao longo do torneio”, afirma.
Matheus compete hoje ainda na prova por equipes. De olho nos próximos campeonatos, o Iatista acredita que ainda há espaço para evoluir. Do Sul-Americano, ele leva uma medalha de ouro e aprendizados sobre tomada de decisão sob pressão e controle emocional que, segundo Matheus, “com certeza vão ajudar bastante nos próximos torneios deste ano”.
O atleta ressalta também o apoio do Iate ao squash, fundamental para a conquista da primeira medalha de ouro em duplas mistas da história do Clube e do Brasil.

Sul-Americano Juvenil
Essa foi a segunda medalha de ouro do Brasil no campeonato. Viggo Hendricks subiu ao topo do pódio no individual masculino sub-19.
O Sul-Americano reúne 262 atletas do sub-9 ao sub-19 de 11 países. O Brasil participa do torneio com 32 atletas e compete por mais medalhas até o fim da competição.