Conselho Deliberativo abre consulta ao sócio sobre quadra de padel

Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo abriu consulta pública para ouvir a opinião dos associados sobre a construção da quadra de padel, esporte que tem atraído praticantes do tênis de todas as idades. As contribuições podem ser enviadas pelo e-mail sugestaopadel@gmail.com.

A proposta do Conselho Diretor é que o novo equipamento esportivo, com metragem de 10m x 20m, seja instalado próximo à sala de reuniões da Comodoria. Para isso, haveria necessidade de derrubada de árvores exóticas, com previsão de compensação ambiental. Segundo o comodoro Luiz André Reis, o local é apropriado porque evita a perda de vagas de estacionamento. “Estamos estudando a viabilidade. Há uma demanda grande pelo esporte, mas precisamos tomar uma decisão consensual”, afirma.

Outra possibilidade aventada é a construção da quadra ao lado da Portaria do Tênis e da área de aquecimento conhecida como “paredão”. Neste caso, o projeto também prevê supressão de uma mangueira e de 50 m² de grama, além da realocação de vagas, ideia que agrada mais o presidente da Comissão de Infraestrutura, Paulo Muniz. “Sou favorável à construção da quadra de padel onde agrida menos às áreas verdes. Retirar duas araucárias chilenas ali próximo da sala de reuniões da Comodoria não me parece a melhor solução”, defende.

Muniz reforçou que o projeto ainda será discutido pelo Conselho Deliberativo e cobrou a aprovação de um novo plano diretor, que permita o planejamento de todas as obras do Clube e, ao mesmo tempo, garanta a preservação ambiental.

O presidente do Conselho Deliberativo, Edison Garcia, vai na mesma linha e avalia que obras de grande impacto deveriam estar amparadas por um plano diretor capaz de orientar o crescimento das instalações do Iate Clube, prezando pelo equilíbrio entre espaços esportivos, convivência social e preservação ambiental.

“Não se pode conduzir obras dessa natureza de forma isolada, por demanda pontual, sem analisar impactos e alternativas. Precisamos de diretrizes claras que assegurem o desenvolvimento sustentável do clube”, afirma Garcia, mencionando que a pauta entrará no radar do colegiado em 2026.

“Por tudo isso, é muito importante que o iatista se manifeste, para que possa ter sua voz ouvida pela Administração do clube”, completa o presidente do Conselho Deliberativo.

Independentemente do espaço que será escolhido para a quadra de padel, o diretor de Engenharia, Alexandre Kronenberger, garante que não haverá qualquer prejuízo financeiro, técnico ou operacional na modificação do projeto. “O orçamento permanece o mesmo e a execução não será afetada. A supressão de árvores, por sua vez, também não é um impedimento para a obra, já que o clube cumpre todas as exigências legais”, pontua.

Por decisão do Conselho Diretor, a obra será dividida em duas etapas, caso seja aprovada pela Comissão de Infraestrutura e pela maioria dos conselheiros. A primeira contempla serviços de movimentação de terra, fundações, muro de arrimo e pavimentação da quadra em concreto, no valor de R$ 200 mil (já incluído no orçamento de 2025), com prazo previsto de execução de 60 dias. Já a segunda parte da quadra de padel, que inclui revestimento do piso, fechamento do vidro temperado, alambrado, instalações elétricas e de iluminação, está estimada em R$ 197.500, recursos ainda pendentes de aprovação do Conselho Deliberativo para Orçamento de 2026.

Conheça o padel

O padel é jogado com raquetes e em duplas, em uma quadra retangular, dividida por uma rede. Embora as características sejam parecidas com o tênis, há diferenças, por exemplo, nas dimensões, menores nas quadras de padel. Outra específica é que as paredes nos fundos e nas laterais fazem parte do jogo, ou seja, a bola pode bater contra as estruturas sem interromper a partida, o que gera mais dinamismo ao jogo. No padel, a raquete também é menor e leve que a do tênis.

O sistema de pontuação é igual ao do tênis, ou seja, o primeiro ponto vale 15, o segundo vale 30 e o terceiro vale 40. Ao quarto ponto, a dupla vence a rodada. Caso haja empate, há duas maneiras de decidir o vencedor: o “ponto de ouro”, em que a primeira dupla a marcar garante a vitória, ou a continuação do jogo até que um dos times chegue a dois pontos de vantagem.

O jogo é decidido em três sets, sendo que a dupla campeã deve ganhar pelo menos dois deles para vencer a partida. Vale ressaltar que a bolinha não pode bater duas vezes na quadra, nem no vidro ou grades das laterais.

tags:

Compartilhe este conteúdo

Últimas Noticias

Conselho Deliberativo
Conselho Deliberativo abre consulta ao sócio sobre quadra de padel

+ mais

Equipe do barco Tamanco vence Campeonato Brasil Centro de Ranger 22

+ mais

Ana Carolina Dayrell conquista duas medalhas no Juvenil de Natação em Vitória

+ mais

Iate apresenta programação para o Réveillon 2026

+ mais

Você sabia?

+ mais

Banco do Brasil desativa caixa eletrônico localizado no Iate

+ mais

Comunicados

Não fique de fora.

Recadastramento 2025

Garanta o acesso a todos os serviços do Clube. Atualize o cadastro da sua família e seus veículos junto à secretaria do Iate. Nossa equipe está pronta para receber você.


Secretaria Social

Telefone: (61) 3329-8715 ou  secretaria1@iatebsb.com.br Segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 8h às 15h ou no whatsapp abaixo:

Não fique de fora.

Recadastramento 2025

Garanta o acesso a todos os serviços do Clube. Atualize o cadastro da sua família e seus veículos junto à secretaria do Iate. Nossa equipe está pronta para receber você.


Secretaria Social
Telefone: (61) 3329-8715 ou  secretaria1@iatebsb.com.br Segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h Sábados, domingos e feriados, das 8h às 15h ou no whatsapp abaixo: