Hoje vai ter uma festa, bolo guaraná e 29 velinhas para soprar. O Centro Infantojuvenil do Iate Clube de Brasília completou, no dia 5 de agosto, 29 anos de existência. A festa em comemoração foi realizada na última sexta-feira, 8, com dois bolos: um para o turno matutino e outro para o turno vespertino. Na parte da tarde, as crianças tiveram a presença do Comodoro Luiz André Almeida Reis, do presidente do Ciate, João Lima Bastos, e do ex-Comodoro, George Raulino.
A supervisora do Ciate, Fátima Dantas, está há 22 anos na coordenação e conta que nem dormiu na noite anterior à festa. “É emocionante. É como se fosse o primeiro dia de trabalho. Me sinto muito feliz”, revelou, emocionada.
João Lima, presidente do Centro Infantojuvenil, comentou que está muito feliz por participar da vida e do desenvolvimento das crianças. “Desejo que o Ciate continue essa luta, tendo pessoas capacitadas, responsáveis e que amam o Iate”, afirmou.
Para o ex-Comodoro George Raulino, que hoje tem um neto que participa do Ciate, o ambiente é sinônimo de segurança e assistência. “O Ciate é um local seguro onde eles podem estar bem assistidos, com atividades esportivas e escolares”, ponderou.
O futuro do Ciate
Segundo o Comodoro Luiz André, o futuro do Ciate está voltado para o novo prédio. Ele destacou que uma preocupação da sua gestão é integrar diferentes atividades nos seus lugares mais apropriados. Por isso, o novo local será construído em um prédio parcialmente estruturado, próximo aos campos de futebol e com estacionamento na porta.
Além de manter o contraturno escolar, o Ciate adotará uma nova metodologia que amplia a proposta educativa para além do reforço escolar e das atividades esportivas. A ideia tomou forma após o contato com um clube de Caxias do Sul (RS), Recreio da Juventude, que tem uma escola de contraturno chamada Recreio Lab.
O objetivo será oferecer experiências inovadoras e multidisciplinares que estimulem o aprendizado de forma criativa e integrada, com espaços adequados e ampliação da faixa etária. “Nós estamos trabalhando nisso e vamos iniciar a obra agora no segundo semestre, procurando terminá-la rapidamente”, contou o Comodoro.




