Entre os dias 26 de maio e 1º de junho, Brasília foi o cenário de grandes disputas durante o Sul-Americano Profissional de Squash. Paralelamente ao evento principal, aconteceu a 2ª Etapa do Circuito Brasiliense de Squash, que reuniu atletas locais e importantes nomes do cenário nacional.
Representando o Iate Clube de Brasília, os atletas da casa tiveram um desempenho excelente. A dupla formada por Matheus Frabetti (Iate) e Bernardo (Capital Squash), medalhistas de prata nos Jogos Sul-Americanos de Quito, garantiu o vice-campeonato na competição de duplas, sendo superada apenas por uma equipe paulista na final. Na disputa pelo terceiro lugar, Rodrigo Dias (Zerozeroplay) e Fernando Pauro (Iate) conquistaram a vitória, fechando o pódio com brilho. Além disso, Matheus Frabetti destacou-se também na categoria Sub-19, conquistando a medalha de prata e reafirmando seu protagonismo nas quadras.
O Brasil foi o país campeão em medalhas, acumulando um total de oito conquistas ao longo da competição.
Posição | Nome | Categoria |
2º lugar | Matheus Frabetti (Iate) e Bernardo (Capital Squash) | Duplas |
3º lugar | Rodrigo Dias (Zerozeroplay) e Fernando Pauro (Iate) | Duplas |
2º lugar | Matheus Frabetti | Sub-19 |



A competição foi marcada por alto nível técnico, espírito esportivo e celebração da comunidade sul-americana do squash, que cresce e se fortalece a cada edição.
Além das disputas em quadra, o evento também teve um importante papel social. Como contrapartida à realização do torneio, a Federação Brasiliense de Squash promoveu uma ação de inclusão esportiva ao apresentar o squash a mais de 300 alunos de escolas públicas da região da Ceilândia. A iniciativa teve como objetivo democratizar o acesso ao esporte e apresentar aos jovens a mais nova modalidade olímpica, despertando o interesse e a curiosidade de futuras gerações de atletas.
Ademais, os alunos da escolinha de squash, convidados pela diretora Silvia, tiveram a honra de participar da cerimônia de abertura do Campeonato Sul-Americano Profissional, levando com entusiasmo as bandeiras dos países participantes, tornando o momento ainda mais simbólico e marcante para todos os envolvidos.

