CAPÍTULO 4: Ciate, o futuro do Iate Clube

Você sabia ?

No início da década de 1990, o então comodoro Ennius Muniz tinha um desafio: aumentar a frequência das famílias dentro do Iate Clube. Em 1995, a gestão inaugurou a piscina do Toboágua, mas ainda faltava oferecer mais diferenciais para os Iatistas. Foi assim que nasceu o Ciate.

O Centro Infantojuvenil do Iate (Ciate) nasceu visando atender os pais ou responsáveis que buscavam uma alternativa para complementar a educação dos filhos ou para preencher de forma saudável os horários das crianças.

O Centro atende crianças de 4 a 13 anos e se baseia em um projeto pedagógico inovador, pois consegue atender
as diversas metodologias das mais variadas instituições de educação da cidade.

O Ciate é um programa de contraturno escolar dentro de um cenário de clube. Ligado à comodoria, e presidido atualmente pelo conselheiro nato João Lima Bastos, o Centro oferece um auxílio aos estudantes nas matérias da escola e ainda oferece atividades extracurriculares.

A lista de atividades oferecidas é longa, mas é possível citar robótica, xadrez e capoeira, e o acesso às escolinhas esportivas do Iate fazem parte da grade curricular do Ciate.

Pais e responsáveis podem contratar de duas horas ou dois dias, ou ainda quatro horas por três vezes na
semana ou de segunda a sexta, uma das opções mais procuradas pelas famílias.

Seguindo a linha construtivista em que as crianças devem ter um papel ativo em sua aprendizagem, a faixa etária de 4 anos compartilha uma grade horária mais lúdica, e uma das atividades é a recreação, o que ajuda ao desenvolvimento físico dos pequenos.

Já em relação às crianças de 5 a 13 anos, os estudantes começam a receber aulas mais direcionadas ao reforço
escolar, associando com as atividades esportivas e os treinamentos

À frente da gerência educacional do centro, Fátima Dantas, conhecida no Clube por Tia Fátima, diz que cada criança conta sua própria grade, que pode ser preenchida por diversas modalidades esportivas,
tendo ainda artes, coordenação motora, robótica e outras opções.

Cada professor do Ciate é responsável por uma turma. Os docentes podem ser formados em
Edição nº 10 • 08 a 15 de março de 2025 uma das seguintes graduações: letras, pedagogia, matemática ou história, além dos outros profissionais envolvidos na parte esportiva, como professores bacharéis em
educação física.

Tia Fátima pontua que para que os alunos sejam liberados para a prática das atividades físicas é preciso estar com as tarefas em dia e ter autorização dos pais. O Centro trabalha em conjunto com as escolas, para que
o rendimento escolar das crianças tenha um bom rendimento no final do ano.

As famílias estão presentes no andamento do calendário do Ciate e participam de atividades próprias, como reuniões com professores, eventos, entre outros. O Centro ainda promove festivais, um momento divertido entre as famílias e os alunos.

O Ciate foi premiado em 2012 como caso de sucesso pelo Comitê Brasileiro de Clubes e, em 2023, o Sinlazer se interessou em implementar o programa em outras agremiações do Distrito Federal.

Para 2025, os números do Ciate são impressionantes: ao total são 147 alunos matriculados, ultrapassando a
meta estipulada. São 19 colaboradores, sendo uma gestora, uma psicóloga, uma auxiliar administrativo, quatro
professores na área de educação (matemática, português e pedagogia), cinco bacharéis em educação física, uma
estagiária na área de educação física, três estagiários de português, um instrutor de robótica e dois serventes.

Ao total, são 20 atividades, sendo 16 do próprio Ciate e as outras quatro que fazem parte das escolinhas do Clube, sendo: patinação, vôlei, tênis de mesa e vela.

tags:

Compartilhe este conteúdo

Últimas Noticias

Iatistas participam dos Jogos da Juventude
Iatistas participam dos Jogos da Juventude

+ mais

Vôlei feminino do Iate conquista medalha de bronze no 2º Torneio Itinerante de Vôlei
Vôlei feminino do Iate conquista medalha de bronze no 2º Torneio Itinerante de Vôlei

+ mais

Iate Clube participa do 19º Torneio Unievangélica em Anápolis (GO)
Iate Clube participa do 19º Torneio Unievangélica em Anápolis (GO)

+ mais

Iatistas se destacam na 70ª Taça Cidade de Vitória
Iatistas se destacam na 70ª Taça Cidade de Vitória

+ mais

Rodrigo Starling é campeão do ITF Master 700 em São Paulo O tenista Rodrigo Starling foi campeão na categoria de simples do ITF Master 700. O torneio foi realizado entre os dias 1º e 6 de setembro, no Clube Pinheiros, em São Paulo. Rodrigo, que também representa o Clube na vela, teve uma performance de alto nível nas duplas e foi semifinalista ao lado de seu parceiro.
Rodrigo Starling é campeão do ITF Master 700 em São Paulo

+ mais

Tenistas participam de campeonato infantojuvenil no Pará
Tenistas participam de campeonato infantojuvenil no Pará

+ mais

Comunicados

Não fique de fora.

Recadastramento 2025

Garanta o acesso a todos os serviços do Clube. Atualize o cadastro da sua família e seus veículos junto à secretaria do Iate. Nossa equipe está pronta para receber você.


Secretaria Social

Telefone: (61) 3329-8715 ou  secretaria1@iatebsb.com.br Segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 8h às 15h ou no whatsapp abaixo:

Não fique de fora.

Recadastramento 2025

Garanta o acesso a todos os serviços do Clube. Atualize o cadastro da sua família e seus veículos junto à secretaria do Iate. Nossa equipe está pronta para receber você.


Secretaria Social
Telefone: (61) 3329-8715 ou  secretaria1@iatebsb.com.br Segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h Sábados, domingos e feriados, das 8h às 15h ou no whatsapp abaixo: