De 6 a 8 de dezembro, a Diretoria de Esportes Náuticos promoveu uma clínica de vela para veleiros cabinados, com o objetivo de oferecer ferramentas para garantir mais autonomia na navegação, além de otimizar o desempenho nas regatas. O workshop, que foi um grande sucesso, reuniu cerca de 40 participantes, incluindo velejadores de clubes vizinhos.
Guilherme Hamelmann, atleta que conduziu a atividade, é um velejador experiente e medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos em Guadalajara, 2011.
O primeiro dia da clínica foi marcado pelas aulas teóricas, uma oportunidade para os velejadores aprimorarem conceitos e estratégias para aplicarem durante as regatas. Nos outros dois dias, o foco foi voltado para a prática, um momento para aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais de navegação.
Entre os temas abordados durante a clínica estão: os desafios de montar e manter uma tripulação ativa e competitiva, além da manutenção dos barcos, regulagens e ajustes necessários para lidar com diferentes condições de vento.
A troca de experiências e o aprendizado prático foram muito valorizados pelos participantes, que saíram mais capacitados e confiantes para enfrentar as competições do próximo ano. A clínica faz parte das ações da Diretoria de Esportes Náuticos que visa fomentar o iatismo e fortalecer a prática dos veleiros cabinados em Brasília.