O início do mês de dezembro foi especial para os atletas de alto rendimento da natação do Iate. O grupo teve a chance de nadar e receber dicas do finalista olímpico e multimedalhista Guilherme ‘Cachorrão’ Costa. O nadador ainda esteve acompanhado pelos técnicos Julia Catarina e Rodrigo Karfunkelstein.
A vice-diretora de Esportes Náuticos, Ignez David, celebrou a presença dos convidados. “É uma honra imensa receber o atleta olímpico e finalista da prova dos 400 metros livre. É uma alegria muito grande poder proporcionar isso para a equipe e, nesses dias, tivemos uma palestra em que pudemos ouvir mais sobre como é a rotina de um atleta olímpico”, disse.
Ignez ainda ressaltou que a clínica de natação foi uma oportunidade de preparação para a última competição de 2024 para os nadadores do Iate. “A natação ainda está finalizando a temporada com o último campeonato da categoria junior prevista para o próximo dia 9 a 15, no Rio de Janeiro. Foi uma estratégia trazer o Guilherme nesse período para que os atletas pudessem levar um pouco desse aprendizado para a competição”, disse.
O treinador de Cachorrão, Rodrigo Karfunkelstein, contou que os técnicos Klayton Negrão e Walde Saldanha estudam na mentoria dele e, a partir desse contato, o convite surgiu. A imersão foi uma oportunidade para que jovens pudessem trocar experiências e aprender um pouco mais sobre os desafios de ser um atleta olímpico.
Julia Catarina elogiou a estrutura do Iate e destacou que “fizemos uma palestra com os atletas e durou mais de duas horas, pois os atletas perguntaram, tiraram dúvidas e curiosidades. Foi uma troca muito legal e recebemos deles muito entusiasmo e curiosidade”.
Além da palestra, os nadadores puderam treinar ao lado de Guilherme Costa, que estava feliz em participar da clínica e poder incentivar mais jovens talentos a ir além. Ele já está de olho no próximo ciclo olímpico. Tomara que essa história tenha uma medalha no roteiro.