Há 30 anos, Ronaldo da Costa vencia a principal corrida de rua da América Latina, a São Silvestre, realizada tradicionalmente no último dia do ano na cidade de São Paulo e que fará 100 anos de história no próximo mês. O maratonista, que marcou uma era e coleciona resultados importantes, será uma das atrações da 34ª edição da Corrida Iate.
A 34ª edição da Corrida Iate ocorre no sábado (9), com largada prevista para às 8h. O percurso da prova inclui a pista de cooper do Clube, proporcionando aos participantes um visual deslumbrante. A prova é aberta a todos os sócios, e a vice-diretoria aproveita para convidar todo o quadro social para prestigiar e torcer pelos corredores.
Convidado por Washington Luiz, vice-diretor do Clube de Corrida, Ronaldo da Costa aceitou o desafio e ficou feliz com a lembrança. “A minha expectativa é muito grande em estar com os atletas, independentemente se é profissional ou amador”, disse.
O maratonista Ronaldo da Costa foi o primeiro brasileiro a quebrar um recorde mundial nos 42km. O atleta ainda tem uma medalha de bronze em Jogos Pan-Americanos, edição de 1995, realizada em Mar del Plata, na Argentina.
Se o atleta vai dar uma chance para os rivais? Ele brinca:
“Hoje eu corro para manter a qualidade de vida, vou participar, mas sem compromisso, quero estar com as pessoas, tirar fotos, contar um pouco da minha história. Mas vou participar, estarei no meu mundo, onde tudo começou, foi no atletismo que eu me consagrei campeão, então, agora é hora de contribuir e passar energia positiva para a galera do Iate que tanto ama o atletismo”.
Ronaldo da Costa ainda faz questão de destacar que fica feliz em ver as pessoas trocando o “sofá” e indo praticar a corrida, que é “um esporte democrático”.