Um levantamento dos números dos torneios oficiais da Federação Internacional de Tênis (ITF) aponta para um crescimento de mais de 2.000% do beach tennis desde 2008. Nesse crescimento, o Brasil aparece com destaque. Até o final do ano, o circuito mundial terá 71 torneios, sendo 20 deles no país.
Internamente, os números também estão em franco crescimento com o aumento de participantes nos torneios internos realizados nas quadras de areia do Iate. A última edição do evento contou com a participação de 212 beach tennistas, divididos em 18 categorias.
Foram seis dias de partidas acirradas, mas marcadas, principalmente, pelo espírito agregador e amistoso que une os apaixonados pela modalidade. “Para nós, é muito mais do que um esporte. Passou a ser uma atitude, um verdadeiro estado de espírito que proporciona momentos de alegria, uma válvula de escape no meio da cidade, trazendo saúde e bem-estar”, resume a Vice-Comodoro e Vice-Diretora de Beach Tennis, Cecília Moço.
Cecília explica que os torneios internos são importantes para trabalhar diversos fatores como aprimoramento da técnica, precisão, concentração e agilidade, além de exercitar outras habilidades que o esporte exige. “Então resultam em oportunidades de crescimento não só para quem participa de competições, mas também para aqueles que jogam por amor”.
“Recentemente, 22 sócios representaram o Iate na comitiva brasiliense que esteve na Copa das Federações de Beach Tennis. Conseguimos títulos inéditos, como o primeiro lugar na categoria B – com destaque para a sócia Lília Ribeiro; o terceiro lugar na categoria A – com a participação das jogadoras Camila Moço e Andreza Oedenkoven, bem como do técnico Paulo Bezerra; e o quinto na 50+. Nosso time de atletas está crescendo e estamos muito orgulhosos”.
O resultado completo do torneio está disponível no site do Iate.