Sob o comando direto do Comodoro Rudi Finger, que acumula interinamente a Diretoria, juntamente com os coordenadores e colaboradores do setor, a Academia está passando por um minucioso processo de manutenção.
Pela primeira vez foi possível a realização de uma completa manutenção na infraestrutura do espaço. Sempre que houve a necessidade de se fazer algum reparo do prédio, o serviço era realizado durante o funcionamento ou à noite, com a preocupação de não prejudicar os alunos.
Para tirar o melhor proveito possível do período de isolamento social, a gestão realizou um importante trabalho para atender a todas as demandas de manutenção do prédio, como tratamento de infiltrações no teto e paredes das salas de aulas coletivas, vestiários e pintura dos pisos externos.
Nos equipamentos de ginástica, está sendo feito tratamento e pintura nas peças que apresentavam pontos de ferrugem ou desgaste de estrutura. Também está sendo feita uma inspeção geral em todos aparelhos, já que foram desenvolvidos para estar em constante utilização. Quando parados, alguns cuidados precisam ser tomados para garantir o pleno funcionamento e evitar danos e futuros gastos. Nessa situação, eles podem acumular poeira e sofrer ressecamento nas engrenagens, polias e outros componentes, prejudicando a performance no retorno dos treinos e comprometendo sua vida útil.
Os serviços de manutenção preventiva para os equipamentos incluem:
· Limpeza interna e externa;
· Lubrificação e aferição das partes mecânicas e eletrônicas;
· Regulagens de velocidade e dos cabos de aço;
· Ajuste da correia do motor e da manta das esteiras;
· Teste e avaliações do desempenho dos equipamentos;
· Reaperto dos parafusos dos equipamentos;
. Aplicação de camada de proteção contra ferrugem.
Está sendo realizada, ainda, a limpeza grossa de todos pisos, espelhos, peitoris, paredes, acessórios e tetos. A Sauna também está sendo totalmente higienizada. Os colaboradores de serviços gerais estão trabalhando de forma alternada nessa empreitada, revitalizando e higienizando todos os ambientes. “Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, o Iate já se adiantou e está providenciando a limpeza e substituição de todos os filtros dos climatizadores de ar do prédio”, contou o Comodoro. “A quarentena está sendo o momento de cuidarmos bem da Academia para que todos possam desfrutá-la com segurança e conforto nos meses que estão por vir”, disse.
Mensalidade da Academia suspensa
Desde o dia 15 de março, quando a Academia do Iate teve que fechar as portas em cumprimento aos decretos do Governo do Distrito Federal, as mensalidades do setor não estão sendo cobradas. O Iate fez a devolução dos valores inicialmente cobrados, referentes aos 15 dias proporcionais de março e ao mês integral de abril.
Em princípio, as atividades dos clubes de Brasília deveriam ser interrompidas até o dia 03 de maio. Porém, o GDF estendeu o prazo por mais duas vezes, com nova previsão de reabertura, com restrições, para o dia 18 de maio. Assim, com o objetivo de garantir os empregos e não realizar demissões, a partir do dia 1० de maio, todos os professores de atividades esportivas e da Academia tiveram seus contratos suspensos, obedecendo as regras da Medida Provisória 936/2020.