O Iate Clube de Brasília encerra o ano como o 4º melhor clube no ranking de águas abertas. O Clube terminou a temporada com a melhor posição entre os clubes do Centro-Oeste. A conquista foi possível graças aos 20 atletas que participaram do 30º Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, entre 21 e 23 de novembro, em Inema, Salvador (BA).
Segundo o atleta Alexandre Rabelo, natação em águas abertas é pura superação. Ele relembra que esse é um feito a se comemorar, pois há cerca de 3 anos, o Iate não figurava nem entre os 30 primeiros clubes do Brasil.
“O nadador reconhece que existem limites, mas se nega a sucumbir a eles na primeira dificuldade. Ele é resiliente: espanta peixes, apanha, suporta as queimaduras de águas-vivas, se esforça para aguentar a dor porque só falta mais uma boia para contornar, só mais uma volta, depois de já ter completado quilômetros de distância”, reforça.





A equipe recebe o apoio da Vice-Diretoria de Natação, do head coach Klayton Negrão e a assistência dos técnicos Waldemyr Saldanha, Mariel Carvalho e Orestes Ortiz. Dentre algumas medidas estruturais tomadas, foram instaladas raias na orla do Lago, além de serem incluídos treinos direcionados para a modalidade, sob supervisão e suporte da Náutica. Recursos de fisioterapia, recovery e treinamento físico direcionados para a modalidade também fazem parte das ações que contribuíram para o desempenho da equipe.