O Iate Clube de Brasília se prepara para lançar mais um projeto inovador: a Escola de Vela Adaptada. Destinada aos sócios e dependentes com deficiência, as pré-inscrições já estão abertas e podem ser feitas pessoalmente na Secretaria Náutica ou pelos telefones 3329-8747 | 9.9308-4961 (WhatsApp).
Neste primeiro momento, a Diretoria de Esportes Náuticos ofertará duas turmas, sendo ambas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e das 15h às 18h. Podem participar do projeto os associados que possuem algum tipo de deficiência física, visual, auditiva e intelectual.
Os barcos adaptados foram emprestados ao Iate por meio do edital de chamamento público nº 002/2022 da Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Agora, compõem a flotilha três barcos da Classe 2.4mr, três da Classe Skud 18 e dois botes infláveis, todos reformados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Em fevereiro de 2023, os equipamentos chegaram ao Iate para levantamento geral das peças e equipamentos que precisavam de reparos ou substituição. Após análise, foi enviado um relatório ao CBP, que, desde então, vem dando todo o suporte e ficou responsável por colocar todos os barcos em condições de uso. Muitos itens já foram arrumados e consertados, faltando poucas pendências. A previsão é de que no final deste mês todos os barcos fiquem prontos para utilização.
“Promover qualidade de vida e lazer é um dos papéis que a prática esportiva pode proporcionar às pessoas, especialmente as que possuem algum tipo de deficiência. Com este projeto, queremos que mais sócios encontrem no Iate a oportunidade de interagirem e, mais ainda, que façam parte do nosso
projeto de formação de paratletas”, revela o comodoro Flávio Pimentel.
Ao lado do diretor de Esportes Náuticos, Gustavo Raulino, o comodoro recebeu, nesta semana, a secretária de Esporte de Alto Desempenho do Ministério do Esporte, Marta Sobral, que veio conferir de perto os equipamentos recebidos e conhecer mais sobre o projeto que o Clube irá implementar. A secretária veio acompanhada da diretora de Excelência Esportiva e Promoção de Eventos, Cláudia Martins;
da coordenadora-geral de Promoção de Eventos, Silmara Ciampone; e da assessora técnica Simone Nunes.
A Escola de Vela Adaptada do Iate prevê também ajustes necessários na infraestrutura do Clube. Para isso, o diretor Gustavo Raulino fez uma visita técnica na área da Náutica, acompanhado do gerente de Engenharia, Adilson Codeceira, da arquiteta Patrícia Floriano e da paratleta Ana Paula, oportunidade em que analisaram quais melhorias precisam ser feitas para tornar todo o espaço acessível.