Iate será sede do Campeonato Sul-Americano da Classe Finn

Evento reunirá barcos do Brasil, do Chile e da Argentina entre os dias 15 e 19 de junho nas águas do Lago Paranoá

 

O Iate Clube de Brasília se prepara para sediar, pela primeira vez, o Campeonato Sul-Americano da Classe Finn. O evento acontece de 15 a 19 de junho.

A expectativa é que a disputa reúna mais de 25 atletas da elite da vela de diversas regiões do Brasil, da Argentina e do Chile. Da casa, participam oito velejadores.

O campeonato premiará o melhor velejador do continente no barco que mais testa os limites físicos e técnicos na vela mundial.

”Trata-se de uma das principais classes mundiais, que continua crescendo todos os anos. O fato de o Iate receber uma competição internacional atesta a qualidade da infraestrutura física e operacional oferecida pela Instituição”, avalia Gustavo Raulino, Diretor de Esportes Náuticos.

Segundo o Diretor, os atletas do Iate estão se preparando para a competição e há grandes chances de que o nome do Clube esteja no pódio. “As competições realizadas ao longo dos primeiros meses, bem como as participações nos eventos anteriores, abrem ótimos caminhos para que a bandeira do Iate esteja entre os primeiros lugares”. 

O evento abre o calendário de grandes competições náuticas que o Iate irá receber no segundo semestre. Em julho, serão disputadas as provas do Campeonato Brasil Centro da Classe Optimist; em setembro, ocorre a XXVIII Regata JK; e, para fechar o ano, em dezembro, acontece o Aquece Brasileiro da Classe Optimist.

Curiosidades – Projetado por Rickard Sarby em 1948, o Finn foi usado em todos os jogos olímpicos de 1952 a 2021. Entre eles, alguns dos maiores velejadores de todos os tempos como Paul Elvstrom, John Bertrand e Russell Coutts, os dois últimos vencedores da America’s Cup. No Brasil, lendas como Jörg Bruder (tricampeão mundial de Finn) e Jorge Zarif (campeão mundial sub-20 e adulto) se destacaram.

O Finn é um barco idealizado para um velejador acima de 80 kg. Logo, é uma das poucas opções de vela para atletas com altura maior que 1,80 m. Exige força física e mental, além de um apurado senso de técnica e de regulagem de barcos.

Os campeonatos de Finn na Europa reúnem, constantemente, mais de 200 barcos. Na América do Sul, é uma classe ativa no Brasil, na Argentina e no Chile.

tags:

Compartilhe este conteúdo

Últimas Noticias

Iatistas participam dos Jogos da Juventude
Iatistas participam dos Jogos da Juventude

+ mais

Vôlei feminino do Iate conquista medalha de bronze no 2º Torneio Itinerante de Vôlei
Vôlei feminino do Iate conquista medalha de bronze no 2º Torneio Itinerante de Vôlei

+ mais

Iate Clube participa do 19º Torneio Unievangélica em Anápolis (GO)
Iate Clube participa do 19º Torneio Unievangélica em Anápolis (GO)

+ mais

Iatistas se destacam na 70ª Taça Cidade de Vitória
Iatistas se destacam na 70ª Taça Cidade de Vitória

+ mais

Rodrigo Starling é campeão do ITF Master 700 em São Paulo O tenista Rodrigo Starling foi campeão na categoria de simples do ITF Master 700. O torneio foi realizado entre os dias 1º e 6 de setembro, no Clube Pinheiros, em São Paulo. Rodrigo, que também representa o Clube na vela, teve uma performance de alto nível nas duplas e foi semifinalista ao lado de seu parceiro.
Rodrigo Starling é campeão do ITF Master 700 em São Paulo

+ mais

Tenistas participam de campeonato infantojuvenil no Pará
Tenistas participam de campeonato infantojuvenil no Pará

+ mais

Comunicados

Não fique de fora.

Recadastramento 2025

Garanta o acesso a todos os serviços do Clube. Atualize o cadastro da sua família e seus veículos junto à secretaria do Iate. Nossa equipe está pronta para receber você.


Secretaria Social

Telefone: (61) 3329-8715 ou  secretaria1@iatebsb.com.br Segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 8h às 15h ou no whatsapp abaixo:

Não fique de fora.

Recadastramento 2025

Garanta o acesso a todos os serviços do Clube. Atualize o cadastro da sua família e seus veículos junto à secretaria do Iate. Nossa equipe está pronta para receber você.


Secretaria Social
Telefone: (61) 3329-8715 ou  secretaria1@iatebsb.com.br Segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h Sábados, domingos e feriados, das 8h às 15h ou no whatsapp abaixo: