Nos dias 2 e 3 de setembro acontece a XXIX Regata JK, evento náutico organizado pelo Iate, em parceria com a Federação Náutica de Brasília, o qual presta homenagem ao ex-presidente e patrono do Clube, Juscelino Kubitschek.
No sábado, 2, haverá as regatas de monotipos distribuídos entre as classes Optimist, Finn, ILCA, Star, Snipe e Dingue. No domingo, 3, será a vez dos veleiros cabinados agitarem as águas do Lago Paranoá. A premiação da disputa será no domingo, após a finalização das regatas. A Diretoria de Esportes Náuticos estima a presença de cerca de 120 embarcações (entre monotipos e veleiros cabinados) e 250 velejadores.
Prestes a completar 30 anos, a competição reúne velejadores de todas as idades que estão em busca não só do desejado Troféu Transitório, mas também de muito aprendizado e momentos de integração entre os atletas iniciantes e veteranos, bem como entre as famílias e os amigos que vêm ao Iate participar do evento.
“No domingo, durante a regata de veleiros cabinados, é possível notar atletas mais novos com os mais experientes. É um momento de união e muito aprendizado, pois cada indivíduo a bordo tem uma função e exerce papel fundamental para o bom andamento do barco”, explica o Diretor de Esportes Náuticos, Frederico Viegas.
Sobre o evento – A iniciativa data de 1994, quando houve a realização da primeira edição da Regata JK. A competição tem grande relevância e simbolismo para o Clube, cuja história é interligada à construção de Brasília e ao Presidente Juscelino Kubitschek, que se referia ao Iate como a “sala de visitas da nova metrópole”.
O evento acontece em setembro, pois é o mês em que se comemora o aniversário de JK. “O ex-presidente tinha grande apreço pelo Clube, pois foi um dos maiores incentivadores para a construção do Iate. Então é sempre uma honra homenagear o nosso patrono”, complementa Viegas.
Participe do evento, venha prestar essa homenagem a JK e entre na disputa pelo cobiçado troféu, cujo layout foi idealizado e projetado pelo sócio-fundador Álvaro Sampaio e pelo conselheiro nato e arquiteto Filinto Pacheco. O troféu, de posse transitória, é confeccionado em acrílico, metal dourado e granito, e conta com a inscrição dos nomes do timoneiro e do barco vencedor de cada regata. Atualmente, encontra-se exibido no Memorial JK.
As inscrições começam na próxima terça-feira, 29, e devem ser feitas clicando aqui. Mais informações podem ser obtidas pessoalmente na Secretaria Náutica ou pelos telefones 3329-8747/8748.