Você sabia que o Iate conta com dois memoriais?
Se o sócio do Iate Clube de Brasília precisa de um espaço de calmaria, paz e sossego, o Memorial do Milênio é o lugar ideal. Mas, caso queira saber mais sobre a história do Clube, o Memorial da Diretoria Cultural é a melhor opção. Você sabia da existência desses dois espaços?
O primeiro, inaugurado na virada do milênio – por isso tem esse nome –, está localizado na orla do Lago Paranoá próximo ao Pavilhão da Sinuca e às churrasqueiras. O Memorial do Milênio foi implementado na gestão do comodoro Ennius Muniz e é de autoria do arquiteto José Galbinski. Inaugurado em 29 de abril de 2001, é uma obra ecumênica, aberta a todas as crenças, e sua estrutura arquitetônica tem o formato do teatro grego.
Antes da inauguração, o Iate deu o primeiro passo com o altar e lançou a pedra fundamental, onde foram depositadas mensagens, jornais, boletins e revistas dos sócios para que as futuras gerações conhecessem a história do Clube. A cerimônia foi realizada no último pôr-do-sol do milênio, no dia 31 de dezembro de 1999.
O Memorial conta com um anfiteatro para 50 lugares e um pórtico semicircular com vista panorâmica para o Lago Paranoá. No muro semienterrado, há os nomes de todos os sócios que vivenciaram esse marco da chegada dos anos 2000.
A “obra de interiorização da harmonia do Iate”, segundo descreveu Ennius Muniz no jornal do Iate à época, também foi construída aproveitando uma acácia existente no local. A árvore promove sombra àqueles associados que elegem o Memorial como lugar privilegiado para contemplação, prece ou meditação.
Preservação e valorização da história
Fotografias, troféus, revistas antigas, galeria de fundadores, obras de arte, atas e até CDs e fitas de vídeo são alguns dos itens que você pode encontrar no Memorial do Iate. Localizado atualmente na Diretoria Cultural, no prédio do Salão Social, o setor também já teve como casa a Antiga Sede, e hoje é responsável por preservar e organizar o acervo histórico, cultural e esportivo do Clube. O espaço foi inaugurado em 12 de setembro de 2007.
Preservar a história e a cultura é um objetivo fundamental do Iate. Para que tudo possa ser resgatado pelas gerações futuras, a Diretoria Cultural registra todos os fatos marcantes do Clube. Este ano, o espaço passou por reforma e está de cara nova. Em breve, será oficialmente reinaugurado. Vale a pena a visita. Se você tem alguma foto histórica ou alguma publicação antiga sobre o Iate, não deixe de procurar o Memorial e faça a sua doação.







