Um espaço para que você conheça mais sobre os bastidores do Iate.
Capítulo 36: Você sabia que o Clube é filiado ao CBC?
Você sabia que o Iate Clube é Filiado Pleno do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e participa ativamente dos Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI), considerados hoje a maior competição esportiva entre clubes do Brasil? A atuação junto ao CBC fortalece o esporte no Clube e amplia oportunidades para atletas de todas as idades.
O CBC é a principal entidade de integração esportiva entre clubes do país. Ele organiza e fomenta os CBIs, promovendo competições de alto nível em diversas modalidades.
Para o Iate, fazer parte do CBC significa:
- participação efetiva nas atividades esportivas, sociais e culturais promovidas nacionalmente;
- acesso a recursos e programas de fomento ao esporte;
- promoção e realização de campeonatos de grande porte;
- possibilidade de captação por meio da Lei de Incentivo ao Esporte;
- maior visibilidade institucional no cenário esportivo nacional; e
- fortalecer o desenvolvimento técnico das equipes e ampliar o alcance dos projetos esportivos do Clube.
Alto rendimento
O resultado desse trabalho aparece nas competições nacionais e internacionais. Na vela, Gustavo Kiessling faturou o bronze no Pan Jr. em Assunção, em 2025. De acordo com o diretor de Esportes Náuticos, Gustavo Raulino, a evolução da náutica foi clara. Parcerias, novos atletas para o time e grande desempenho dos atletas no Brasil e mundo afora foram aspectos que impulsionaram a vela do Iate.
“Em 2025, firmamos parcerias com clínicas esportivas e mantivemos o apoio do CBC, que contribui com recursos para aquisição de equipamentos e custeio dos nossos técnicos. Nosso objetivo é fortalecer essa estrutura e aplicar esses investimentos da melhor forma possível, garantindo cada vez mais suporte e oportunidades aos nossos atletas”, afirma Gustavo.
No judô, Pedro Bomtempo foi prata no Campeonato Pan Americano de Judô, em Lima, no Peru. Já no Paraguai, Heitor Gomes também levou a prata no Sul-Americano.
No tênis, Guto Miguel representa o Clube e o Brasil nas edições juvenis dos maiores torneios do esporte. Este ano, vai competir pela primeira vez em um campeonato de nível profissional, um ATP. Ainda falando de raquetes, Matheus Frabetti já representou o Iate por cinco vezes no Sul-Americano de Squash.


Em outros esportes como vôlei de praia, tênis de mesa e patinação o Clube também conta com representantes de peso. Segundo o diretor de Esportes Individuais, Gilson Luz, esportes como judô e tênis de mesa, que antes não registravam resultados internacionais, passaram a ganhar projeção – um avanço que, para ele, é fruto de um trabalho contínuo da gestão, aliado ao apoio do Comitê Brasileiro de Clubes.
“Nós tivemos em 2025 um avanço em todos os esportes. Até aqueles que não tínhamos tanta representatividade começamos a ter. Tenho muito orgulho de tudo o que nós fizemos e o que pretendemos fazer em 2026. Estamos no caminho certo, estamos tendo apoio da gestão do Clube, das leis de incentivo e do CBC”, comenta. “Nosso caminho é o mais profícuo possível em todos os esportes do Clube.”
Ranking de Clubes
Criado para refletir a situação de performance e atuação esportiva dos Clubes Integrados ao Comitê Brasileiro de Clubes durante todo o Ciclo Olímpico, considerando as participações em Campeonatos Brasileiro Interclubes que ocorrerão durante o período, o CBC divulga anualmente o ranking por gênero e esportes.
A partir dos resultados, o CBC poderá avaliar e oficializar ao longo do ciclo os resultados específicos de cada clube, os quais irão compor o Quadro Geral de Medalhas. Ao final do ciclo, os resultados servirão de indicadores de meritocracia para concessão de benefícios no âmbito do Programa de Formação de Atletas do CBC.
No ranking geral de medalhas, divulgado no final de janeiro, o Iate ocupa a 14ª colocação no Brasil. Entre os destaques por modalidade e gênero, o Iate ficou no pódio em três:
- Tênis masculino – 1º lugar;
- Vela masculina – 2º lugar; e
- Águas abertas feminino – 3º lugar.
Para o Comodoro Luiz André Almeida, os resultados são motivo de orgulho. “O Iate é um clube que privilegia o esporte acima de qualquer atividade, pois entende o esporte como nossa atividade principal, dedicando tempo, esforço e recursos disponíveis para valorizar e realizar o que podemos fazer no esporte nacional”, ressalta. “O Iate também se orgulha em poder hospedar eventos esportivos, como os dois campeonatos brasileiros que tivemos recentemente, de Snipe e Judô.”