Capítulo sete: como funcionam os convites dos associados?
Com uma história de 65 anos, rico em sua agenda cultural, social e esportiva, o Iate Clube de Brasília é a sala de estar da metrópole. Por ainda carregar esse título dado pelo patrono Juscelino Kubistchek, a agremiação atrai olhares e visitantes, mesmo aqueles que não são associados. Sendo assim, é hora de entender como funcionam os convites para o público externo.
A questão dos convites é contemplada por um conjunto normativo próprio e está à disposição para consulta no site do Iate (www.iateclubedebrasilia.com.br). Intitulado “Regulamento de Acesso ao Clube”, no capítulo III estão as orientações para a emissão de convites para o público externo.
Quem pode solicitar convites?
De acordo com a norma, “é facultado ao fundador, ao sócio patrimonial proprietário, especial ou remido e ao usuário de título patrimonial proprietário” a autorização junto à Secretaria Social a emissão de convites, permitindo o acesso ao Clube a pessoas que não fazem parte do quadro social.
Tipos de convites?
O regulamento contempla cinco tipos de convite. O primeiro é o ‘comum’, que possibilita o acesso ao dia de frequência, podendo ser gratuito, no limite de quatro por bimestre-calendário, ou oneroso, seguindo a tabela de preços do Iate, e esses podem ser emitidos até oito por bimestre-calendário.
Já o convite ‘extra’ é de uso exclusivo para três setores: churrasqueira, observando a capacidade de cada uma, de acordo com as normas do setor; sauna e serviços de beleza, limitado a dois convites por semestre-calendário, podendo ser usado após às 16h, contando que não seja aos finais de semana, feriados e dias festivos do Iate; e, finalmente, acesso às instalações da náutica – esse setor conta com regulamento próprio. Vale lembrar que a não utilização do espaço gera multa e cobrança.
Finalmente, o convite ‘esportivo’ é solicitado pelos diretores de Esportivos Coletivos, Individuais ou por seus vice-diretores para que um determinado atleta possa participar de competição esportiva. Essa modalidade é onerosa e o valor não pode ser inferior a quatro trinta avos 4/30 da Contribuição de Manutenção Mensal, para ingresso no Clube de até quatro vezes por mês, e a 8/30 (oito trinta avos) para ingressos até oito vezes por mês.
Vale lembrar que menores de 12 anos, acompanhados por convidados, não precisam de convite para acessar o Clube. Por ano, os associados podem solicitar 12 convites para a mesma pessoa.
Todos os convites são emitidos com nome completo do sócio, identificação do seu título patrimonial e, ao ser apresentado na Portaria, deverá conter o nome completo do convidado e número do CPF.