As aulas da Escola de Vela Adaptada do Iate começaram este mês e mostraram que, sim, o esporte é para todos. O projeto inovador teve início no ano passado, quando o Clube aderiu ao edital de chamamento público nº 002/2022 da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), cujo objeto era a celebração da parceria para o empréstimo de equipamento de vela adaptada.
Em fevereiro de 2023, os equipamentos chegaram ao Iate para levantamento geral das peças e dos equipamentos que precisavam de reparos ou substituição. Após análise, foi enviado um relatório ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que deu todo o suporte e ficou responsável por colocar os barcos em condições de uso.
Agora, compõem a flotilha três barcos da Classe 2.4mr, três da Classe Skud 18 e dois botes infláveis. Os equipamentos já estão em uso pelos três alunos da escola, que tem como professor o sócio-atleta paralímpico, tricampeão brasileiro de vela adaptada e 7º colocado no ranking mundial, Herivelton Ferreira.
O técnico explica que a modalidade, a exemplo da vela convencional, segue as regras da Federação Internacional de Vela (World Sailing) e é destinada a deficientes visuais, amputados, paralisados cerebrais, lesados medulares, entre outras deficiências físicas. “Os barcos são adaptados para atender às diferentes
necessidades. Quando o velejador está na água, não existem barreiras físicas e lá todos são iguais, pois, a despeito das diferenças, na regata o que conta é o conhecimento, a estratégia e as decisões acertadas”.
Diego Veiga é um dos alunos da escola. O jornalista, hoje com 26 anos, é cadeirante desde que tinha 11 e conta que sentia falta de um esporte destinado às pessoas com deficiência: “Fiquei muito feliz com a
iniciativa, pois praticar atividade física é importante para todos. Quando estou no barco, acompanhado do Herivelton, sintome feliz, confiante e realizado”.
Se você tem interesse em participar da Escola de Vela Adaptada, a Diretoria de Esportes Náuticos oferta três turmas, a saber: segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h, e das 15h às 18h; e às sextas-feiras, das 9h, às 12h.