Com o objetivo de proporcionar treinamento esportivo e reabilitação de alta performance para atletas e associados, em breve o Iate Clube de Brasília contará com o Axis, um espaço que será o centro gravitacional do usuário. No novo espaço, treinamento, ciência e tecnologia se unem para propor um treino diferente do convencional da academia.
O projeto nasceu de uma iniciativa do comodoro Luiz André Almeida Reis e da vice-comodoro Cecília Moço, com o intuito de trazer para dentro do Clube um trabalho já realizado externamente pelo sócio Saulo Calheiros com diversos Iatistas de alta performance.
O foco é o desenvolvimento físico completo do atleta, com treinos que envolvem força, equilíbrio e velocidade, indo além da lógica tradicional da musculação. Por isso, o Axis contará com equipamentos importados e inéditos em Brasília, alguns ainda raros no Brasil. Segundo Saulo Calheiros, esse vai ser um dos melhores centros de performance do Brasil, “pois poucos lugares têm a estrutura e o nível de tecnologia” que o Iate está investindo.
“O treino vai trabalhar o corpo como um todo. Não é sentar na máquina e fazer três séries de dez repetições, isso não dá mais resultado”, pontua Saulo. “O espaço é voltado para atletas e também para associados que praticam esporte e querem melhorar o desempenho, até porque tem muita gente que quer algo diferente do treino convencional da academia.”
Alguns dos grandes diferenciais do espaço são os equipamentos integrados a tablets e sistemas digitais que armazenam dados individuais, como carga, tempo, velocidade e evolução semanal. Haverá telões exibindo dados de performance e monitoramento de frequência cardíaca em tempo real.
O Axis está sendo finalizado e tem previsão de inauguração para dezembro. Está localizado em uma área reformada do Clube, na ala norte, que recebeu melhorias no piso, na pintura e nos banheiros. Todos os equipamentos já foram comprados e estão em processo de instalação.