Diversas pinturas, esculturas, peças e espaços formam o acervo artístico do Iate e, à sua maneira, contam um pouco da história da agremiação
Na última edição, anunciamos a inauguração oficial da praça “Sala de Visita JK”, idealizada pela sócia Chris Pimentel, pela vice-comodoro Cecília Moço e pela diretora Cultural, Sílvia Frabetti.
A icônica frase de Juscelino Kubitschek “O Iate é, de muito, a sala de visita da nova metrópole” foi uma das principais fontes de inspiração para a criação da praça. “O espaço surgiu com a ideia da frase de JK. É para ser de fato uma sala de visita para todos que frequentam o Iate. Um lugar para conversar, compartilhar momentos com amigos e contemplar a beleza da natureza e do Clube, é claro”, conta Chris Pimentel.
Para Cecília Moço, cada espaço no Clube traz consigo uma história e com a praça não foi diferente. “Aqui, resgatamos a relação do patrono JK com o Iate e valorizamos os laços afetivos da família Iatista em proporcionar um ambiente agradável para todas as idades”, avalia a vice-comodoro Cecília Moço.
No mesmo dia, a Diretoria também entregou as placas de identificação das esculturas artísticas espalhadas pelos jardins do Clube. “Nosso trabalho tem sido pautado pela valorização e promoção da cultura e da arte. Por isso, identificamos e catalogamos todas as esculturas que estão no Clube, a fim de zelar e preservar o legado desses artistas”, avalia Frabetti.
Confira em cada imagem as esculturas identificadas com os respectivos nomes e autores.
- Busto do JK – Autor: Tairone
- Wind – Autor: Omar Franco
- Movimentos – Autor: Floriano Sampaio
- 1º Concurso de Escultura do Iate (1º Prêmio)
- Reflexo – Autor: Edgar Dovivier
- Mulheres lindas e explosivas – Autor: Elifas Modesto
- Flotilha – Autor: Marcos França. Curiosidade: é uma homenagem à vela e a todos os velejadores do Iate Clube de Brasília
- Âncora do navio oceanográfico “Almirante Álvaro Alberto”