Pedro Henrique Chabalgoity, com apenas 16 anos, é o novo tenista brasileiro garantido em um dos mais tradicionais torneios de tênis no saibro. Após vencer a seletiva sul-americana em São Paulo, o atleta carimbou o passaporte para jogar a chave juvenil do torneio de Roland Garros.
De uma família tradicional no tênis, Pedro é a nova promessa do esporte. O jovem é sobrinho de Claudia Chabalgoity, que fez muito sucesso no início dos anos 1990, e filho de Carlos Eduardo Chabalgoity, que também foi destaque no cenário internacional juvenil.
O jovem brasiliense ocupa o 83o lugar do mundo da chave de 18 anos, e a classificação para a chave juvenil de Roland Garros é um resultado que empolga o diretor de tênis do Iate, Gilson Luz: “que maravilha de resultado! A seletiva estava muito forte e com 16 anos, ele carimbou o passaporte para Paris”, comentou.
O Iate Clube de Brasília é um celeiro de tenistas campeões e, atualmente, a agremiação se destaca com o aparecimento de vários talentos infantojuvenis, principalmente nas categorias de base.
No ano passado, outro representante do Iate venceu a seletiva Roland Garros Junior Series. Guto Miguel foi o grande vencedor e já está garantido na chave principal em 2025 para o tradicional campeonato, pois ocupa a 31a posição no ranking mundial da chave de 18 anos, mas também com apenas 16 anos. O jovem tenista começou o ano disputando a versão juvenil do Australian Open.
“Os dois tenistas, Guto e Pedro, venceram a Roland Garros Junior Series em anos seguidos. Na chave juvenil de Roland Garros já estão garantidos dois brasileiros, o que é um grande feito, e os dois são do Iate Clube”, disse Gilson Luz.