Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Técnico que revelou Del Potro para o mundo ministra clínica no Iate

Os jovens talentos do tênis do Iate ganharam um presente nesta semana. A convite da vice-diretoria da modalidade, Mario Bravo, treinador argentino que trabalhou na formação do ex-top 10 do mundo Martin Del Potro, realizou uma clínica com momentos dentro da quadra e fora dela, incluindo um bate-papo com os pais dos atletas.

Em quadra, Bravo pode compartilhar a sua experiência de mais de 30 anos no esporte com os tenistas do Iate, representando uma oportunidade única para auxiliar no desenvolvimento dos atletas. Os treinamentos incluíram exercícios de saque, recepção, ataque, entre outros.

Bravo, que atua na organização dos torneios da América do Sul, chamados de Cosat, ficou impressionado com a estrutura do Iate Clube. Segundo o treinador, esse é um primeiro passo para a formação de um tenista de alto rendimento. “Tenho mais de 30 anos rodando pelo mundo e existem poucos clubes tão bonitos como esse. Com quadras cobertas, saibro e piso rápido. A primeira coisa importante para o desenvolvimento do tênis é oferecer boas instalações, depois é ter um grande técnico, como o Dumont, e o corpo de treinadores é muito bom”, disse.

Ao conhecer o grupo de tenistas de alto rendimento, Bravo se mostrou surpreso pela qualidade técnica dos atletas mais jovens. O treinador ainda realiza um trabalho junto à ITF-Cosat e, com isso, visita as federações de países como Colômbia e Peru. “A Federação toda não tem meninos menores tão talentosos como aqui, eles têm um ou dois que jogam bem, aqui oito ou dez que jogam muito bem”.

Com jovens talentos dentro do Iate Clube, será que os Iatistas verão as promessas se tornarem realidade? Mario Bravo acredita que sim, mas depende de alguns fatores, entre eles o apoio da própria família do tenista. 

Falando em família, no encontro com os pais, o treinador argentino ressaltou que é preciso ter confiança nos professores e técnicos, pois eles conseguiram traçar o melhor caminho para as promessas do esporte. Sobre isso, Bravo reforça que King Richard, pai de Venus e Serena Williams, é um caso fora da curva e que o mais natural é a participação dos parentes apoiando, mas não tentando influenciar quais caminhos devem ser percorridos pelos tenistas.

O treinador Santos Dumont acompanhou a palestra com os pais e aproveitou para sinalizar algumas realidades apreendidas com o passar dos anos. Lidar com a frustração é um dos desafios das novas gerações, que podem acertar nove de dez bolas, contudo, se apegam ao erro cometido. O técnico destacou que o importante é desenhar um caminho dentro de quadra, aprendendo a fazer os fundamentos da melhor forma e, claro, ter disciplina para executar os movimentos com perfeição.

Os treinamentos, segundo Bravo, são fundamentais para momentos decisivos dos jogos: “É preciso repetir, repetir para que, em um momento de pressão durante a partida, o golpe saia igual aos realizados durante os treinamentos. Por isso é muito importante a repetição”.

Mario Bravo aproveitou e deixou uma dica para os futuros atletas ou para quem ainda nem entrou em uma quadra de tênis, mas sonha em disputar os famosos ‘Grand Slams’. “Nós falamos em ser campeão de ‘eu’ mesmo. Dar o melhor de si e alcançar o mais alto nível que se pode alcançar”. 

Afinal, segundo ele, nem todo tenista será número 1; às vezes, um determinado jogador vai conseguir apenas estar entre os 20 melhores do mundo e, mesmo assim, seguindo o raciocínio do treinador argentino, já será um grande feito. 

tags:

Compartilhe este conteúdo

Últimas Noticias

Pódio para Iatistas na Volta do Lago

+ mais

Veleiros do Iate brilham em regata do Dia do Marinheiro

+ mais

Clínica de vela com Sorriso

+ mais

Velejadores participam do Campeonato Aquece 2024

+ mais

Iatista é agraciado com medalha de mérito Tamandaré

+ mais

Ajude a Transformar Vidas pelo Esporte: Seja um Amigo dos Esportes do Iate Clube de Brasília!

+ mais

Comunicados

Pular para o conteúdo