Nas águas de Niterói, no Rio de Janeiro, os velejadores jovens do Iate Clube de Brasília passaram por mais um desafio. De 1o a 8 de março, os atletas participaram da Seletiva da classe Optimist, que garante vaga para campeonatos internacionais.
O resultado da seletiva somado ao Campeonato Brasileiro, realizado na primeira quinzena de janeiro, em Vitória (ES), define o ranking nacional, que serve de classificatório para torneios internacionais.
As regatas em Niterói foram realizadas em uma raia parecida com Brasília, mas a grande diferença foram os ventos, mais fortes, turbulentos e inconstantes. As rajadas mais violentas acabaram pegando muitos velejadores de surpresa durante a competição.
Todos esses fatores contribuíram para um torneio que exigiu mais ainda tecnicamente de todos os competidores. Prevendo essa situação, os velejadores do Iate foram com antecedência para Niterói para treinar e se adaptar ao local.
A flotilha foi acompanhada pelos técnicos Gabriel Raulino e Julia Sampaio. Os dois puderam transmitir confiança e passar as orientações necessárias aos velejadores do Clube. Diante dos desafios, os representantes do Iate voltaram satisfeitos com os resultados alcançados.

Destaque para João Pedro Alves, que ficou em terceiro lugar na categoria Mirim, e Pedro Araújo Rodrigues, que terminou em quinto lugar no Infantil.
A Diretoria de Esportes Náuticos segue na torcida, pois acredita que mais uma vez haverá a disponibilização de vagas extras e, com isso, há chances do Iate ter um representante no Sul-Americano ou no Norte-Americano da classe Optimist.
O ranking nacional da classe conta hoje com 196 velejadores,confira no Jornal do Iate.