Evento contou com vernissage em celebração aos 65 anos de Brasília e do Iate
O Iate Clube de Brasília reinaugurou na noite da última quarta-feira, 10 de dezembro, o Memorial. Completamente revitalizado, o espaço ganhou novo piso, fachada com cobogós e ampliação do painel de fotos para valorizar ainda mais o acervo histórico e artístico do Iate.
Estiveram presentes na reinauguração o Comodoro Luiz André Almeida Reis, a 1ª vice-comodoro Cecília Moço, a diretora cultural Sílvia Frabetti, o ex-diretor cultural Carlos Santiago e, representando o Conselho Deliberativo, o 2º presidente Ronaldo Monterosa. Os ex-comodoros Ennius Muniz, Edson C. Mendonça e Flávio Martins Pimentel também prestigiaram a solenidade.

Cerca de 100 pessoas prestigiaram o evento. A programação contou com uma exposição fotográfica em homenagem aos 65 anos de Brasília e do Clube, com imagens do acervo e registros do fotógrafo sueco Åke Borglund. A pioneira e sócia Mercedes Urquiza também participou da noite com uma sessão de autógrafos do seu livro “A nova trilha do jaguar: de Brasília, minhas memórias”.
A atual diretora cultura, Sílvia Frabetti, vem atuando de forma contínua e dedicada na preservação do patrimônio cultural do Iate Clube de Brasília. Desde suas gestões anteriores como vice-diretora cultural, liderou importantes ações de restauração, curadoria e catalogação de obras de arte, esculturas, livros e mobiliário histórico, além da criação de projetos como o Espaço Leitura, a Biblioteca Digital e a ampliação do acesso ao acervo histórico.
Na atual gestão (2023–2026), deu prosseguimento a esse trabalho com a reinauguração do Memorial, integrando tradição e modernidade por meio de painéis interativos e acervo digital, fortalecendo a identidade cultural do
Clube.
Preservação da história
Desde a criação, em agosto de 2001, o Memorial é responsável por preservar e organizar o acervo histórico, cultural e esportivo do Clube. A criação do Memorial ocorreu durante a gestão do ex-comodoro Ennius Muniz. O projeto foi realizado pela ex-diretora cultural e primeira vice-diretora do Memorial Ana Marly de Melo Rodrigues (in memoriam).






No local, estão armazenados fotos, textos, troféus, quadros, móveis, bem como as primeiras imagens do Iate Clube de Brasília, a galeria de fundadores com fotos dos ex-presidentes do Conselho Deliberativo e dos ex-comodoros.
Venha conhecer o espaço!