A tradicional Regata JK, que presta uma homenagem ao ex-presidente da República e patrono do Iate, Juscelino Kubitschek, chega a sua trigésima edição. O evento é uma organização do Iate Clube em parceria com a Federação Náutica de Brasília.
No sábado (21), estão previstas regatas de monotipos distribuídos entre as classes Optimist, IQfoil, Kitesurf, Finn, ILCA, Snipe, 2.4, e Dingue. Já no domingo (22), será a vez dos veleiros cabinados agitarem as águas do Lago Paranoá. A premiação da disputa será no domingo logo após a finalização das regatas. A Diretoria de Esportes Náuticos estima a presença de cerca de 120 embarcações (entre monotipos e veleiros cabinados) e 250 velejadores.
A Regata JK é um dos eventos mais tradicionais da vela em Brasília. O evento marca a reunião de velejadores de todas as idades, a integração entre atletas iniciantes e veteranos e, ainda, a presença de famílias e amigos que prestigiarem a competição. Além disso, os competidores correm em busca do Troféu Transitório.
O layout do cobiçado troféu foi idealizado e projetado pelo sócio-fundador Álvaro Sampaio e pelo conselheiro nato e, arquiteto Filinto Pacheco. O troféu, de posse transitória, é confeccionado em acrílico, metal dourado e granito, e conta com a inscrição dos nomes do timoneiro e do barco vencedor de cada regata. Atualmente, encontra-se exibido no Memorial JK.
As inscrições devem ser feitas pelo site (sarweb.com.br) ou pessoalmente na Secretaria Náutica.