Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Predio Cilíndroco

CARACTERÍSTICAS DA EDIFICAÇÃO EXISTENTE:

O pequeno volume cilíndrico, construído nos anos 60, é uma das edificações mais antigas do Clube. Sua arquitetura singular e contida, camuflada num cenário ao mesmo tempo bucólico e exuberante proporciona uma vista privilegiada do Lago Paranoá.

A edificação é composta por dois pavimentos, cujas paredes externas são constituídas por longos pilares que estruturam a construção, e a guarnece de suas vedações externas. Tais pilares, em cada pavimento, apresentam variação de formato, o que determina o jogo alternado de cheios e vazios que confere à obra linguagem arquitetônica própria.

No início deste ano, foi concluída a reforma de reforço estrutural da edificação, com o objetivo de recuperação da integridade estrutural. 

Os pilares que compõem essas superfícies, originalmente curvos, receberam uma camada de revestimento em concreto armado, a título de reforço estrutural.

O acesso ao pavimento superior, hoje, é feito, exclusivamente, por uma escada construída em substituição à anteriormente existente que foi demolida.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PROJETO

O projeto foi desenvolvido quase como um trabalho de restauro, ora evidenciando as linhas marcantes de sua estrutura, ora protegendo suas aberturas, nas faces de insolação mais intensa, dotando-o de algum brilho adicional, sem descaracterizar sua personalidade original.

Tirando partido da estrutura de concreto que ficou evidente após os serviços de reforço, a proposta do projeto prevê o tratamento e regularização das superfícies em concreto, possibilitando o uso aparente e tirando partido dessa linguagem, presente nas edificações principais e originais do Iate.

De forma a manter o “brutalismo” do concreto aparente e ao mesmo tempo remeter aos elementos de leveza das funções de uso propostas, acrescentamos brises metálicos horizontais fixos, com estrutura de sustentação levemente inclinada em oposição ao prumo das paredes do cilindro da edificação.

Os vãos entre os pilares de concreto foram mantidos, apenas adequados para receber esquadrias ora com painéis fixos, ora com abertura, garantindo a transparência e visão para o lago e entorno da edificação, bem como aberturas para a ventilação natural e renovação de ar no interior dos espaços.

Internamente os espaços existentes no trecho posterior à escada foram otimizados e aproveitados, de forma a garantir o máximo de espaço para o salão de atividades, tanto no pavimento térreo quanto no pavimento superior.

De maneira geral foram observados os seguintes conceitos:

  • Melhor aproveitamento possível do salão, no térreo e pavimento superior
  • Vestiários/banheiros no térreo
  • Banheiros no pavimento superior
  • Copa fechada
  • Preservar características únicas da estrutura original (brutalismo)
  • Superfícies em concreto aparente – identidade das edificações históricas e originais do Iate Clube
  • Preservar vista para o lago
  • Brises fixos, esquadrias leves, transparência
  • Humanização dos espaços internos, contato com a natureza, atmosfera “zen”
  • Racionalidade, custos
  • Sustentabilidade
Últimas notícias
escorpião
Temporada de escorpiões exige responsabilidade compartilhada

+ mais

Sinalização horizontal

+ mais

Drenagem : Obras concluídas

+ mais

Reforma do banheiro masculino dos funcionários

+ mais

Assine o Jornal do Iate
Pular para o conteúdo