Os nadadores do Iate Clube participaram do Campeonato Interclubes de Natação Júnior, Troféu Júlio Delamare, entre 10 e 14 de dezembro, na piscina do Fluminense FC, no Rio de Janeiro.
A equipe foi composta por dez atletas, que competiram entre 444 atletas de 97 clubes. Os feitos do time ao fim do torneio foram:
– o 2º lugar com Lucca Machado no nado costas 200m;
– onze finais B; e
– duas finais A.
“Estamos orgulhosos de nossa equipe”, disse o head coach Walde Saldanha, que completou: “Esses resultados demonstram o potencial e a dedicação dos nossos atletas.”
A Vice-Diretoria de Esportes Aquáticos parabeniza todos os atletas que participaram da competição.
Prata da casa é prata no Rio
Lucca Machado começou a nadar no Iate Clube quando ainda era aluno do Ciate. Logo depois ele passou para a escolinha de natação e, hoje, faz parte da equipe principal de natação. O nadador relembra as primeiras braçadas: ele começou na piscina com a touca “vermelha” e depois passou para a turma dos professores João e Mariel. “Competi no festival do Iate e tomei gosto pelo esporte e foi aí que tudo começou”, relata.
No Rio de Janeiro, o jovem talento conquistou uma medalha de prata no último campeonato do ano e foi um grande desafio. Machado conta que acabou ficando de fora da final dos 100 metros costa e precisou focar para se manter competitivo: “Antes da final (200 metros), eu pensei em todos os treinamentos realizados durante o ano e fui para cima. Quando eu cheguei, olhei para o placar e tive a alegria de terminar em segundo”, disse.
Na semana anterior ao Troféu Julio Dalamare, o nadador do Iate pode estar perto do finalista olímpico Guilherme Costa, o Cachorrão, durante a clínica realizada com a presença do atleta e dos seus técnicos. “Foi ótimo entender como funciona o treinamento do técnico Rogério Karfunkelstein e ver que o sonho é possível e que não devemos nos abalar no meio do caminho”, contou.
Para o próximo ano, o jovem talento do Iate deseja ser convocado para a Seleção Brasileira e disputar o mundial júnior de natação.