Iniciativa de governo e parceiros internacionais mostra caminhos para inclusão produtiva e combate à vulnerabilidade. Iate Clube de Brasília é signatário do pacto
Está no ar a campanha “Espelhos: sobre a inserção de jovens no mercado de trabalho”, uma iniciativa do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, em alusão ao Dia Internacional da Juventude. O evento foi realizado na última terça-feira (12), no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A campanha tem como objetivo desconstruir estereótipos sobre juventude e trabalho, dando visibilidade às potencialidades da nova geração e reforçando a importância de se construir pontes para a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade.
Participaram do lançamento Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego; Vinícius Pinheiro, diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil; Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil; e Mônica Gregori, Diretora de Impacto do Pacto Global – Rede Brasil. O Iate Clube é signatário do Pacto e esteve presente no evento, tendo sido representado pela gestora de Recursos Humanos, Indiara Campos da Silva.
O Clube, em linha com sua política de gestão de pessoas, assumiu o compromisso de ampliar a oferta de vagas para jovens aprendizes, indo além da cota legal. A iniciativa reforça o propósito da área de Recursos Humanos de não apenas oferecer oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, mas também apoiar a comunidade, promovendo o primeiro emprego e incentivando a juventude, especialmente no contexto esportivo.
Em parceria com entidades formadoras, será desenvolvido um programa de aprendizagem voltado à capacitação teórica e prática de jovens, preparando-os para atuar na organização de eventos esportivos e contribuindo para sua formação profissional e pessoal
Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes
Lançado em 2023, o “Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes: um chamado para ação” é uma iniciativa conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) – por meio da plataforma Um Milhão de Oportunidades (1MiO), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e, como parceiro estratégico, o Pacto Global – Rede Brasil.
O Pacto Nacional articula esforços entre governo, setor privado, fundações, institutos, movimentos sociais e organizações juvenis, com objetivo de construir, até 2030, uma política pública nacional voltada à inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade.
Campanha Espelhos
A campanha “Espelhos”, desenvolvida no âmbito do Pacto, conta com o apoio de importantes parceiros institucionais, como Itaú Educação e Trabalho (Fundação Itaú), Instituto Coca-Cola, Fundação Grupo Volkswagen, Instituto João Bittar e Fundação Roberto Marinho.