Juscelino Kubitschek fez com que o brasiliense se apaixonasse por um certo lago artificial, batizado de Paranoá. E a história relata que o então presidente sugeriu a criação de um clube que impulsionasse o esporte à vela e que, anos depois, foi chamado por JK de “a sala de estar da nova metrópoles”.
Sessenta e quatro anos depois da inauguração da capital que, mesmo sem mar, é uma referência do esporte náutico, o lago proporciona ao brasiliense momentos de lazer com velas, barcos e jetskis. Não é à toa que Brasília foi sede do primeiro Boat Show.
Montado na Concha Acústica, o evento reúne marcas e revendedores em torno da mesma paixão, e representantes do Iate Clube marcaram presença na cerimônia de abertura da feira, realizada no dia 14 de agosto. Estiveram presentes o comodoro, Luiz André Almeida Reis, e Edison Garcia, que, além do cargo de presidente do Conselho Deliberativo, é o atual presidente da CEB.
Entre as autoridades, estavam o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o atual secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo. O líder do Buriti, ao iniciar o discurso na abertura da cerimônia, agradeceu ao Comodoro do Iate e ao presidente do Conselho Deliberativo pelo apoio.
Thalita Vicentini, organizadora do Brasília Boat Show, contou que a feira nasceu no Rio de Janeiro e irá ocorrer em outras cidades, como Foz de Iguaçu. Ela ainda aproveitou para agradecer a parceria com o Iate Clube, que abriu as portas para que fosse possível alcançar o público “que nós buscamos para trazer para o evento”
“Não faria sentido não ter uma parceria com o Iate, ele tem uma relevância muito grande aqui na cidade e, principalmente, para esse universo náutico. Não só pelo público do Clube, mas também por toda a história que ele traz para a vela no Brasil”, afirmou a organizadora do Brasília Boat Show.
Para o comodoro do Iate Clube, o evento engrandece a náutica do Distrito Federal: “Nós temos [DF] a segunda maior flotilha do Brasil a mil quilômetros do mar. Isso reflete a punjança do mercado brasiliense. É bacana ver um evento dessa natureza com essa qualidade e com a quantidade de fabricantes e fornecedores”
Sobre a parceria da feira com o Clube, Luiz André Almeida demonstrou sua satisfação com os resultados: “O Iate representa uma força muito grande na estrutura da náutica. Nós temos uma flotilha enorme; com segurança, a maior de Brasília”.
Já Edison Garcia exaltou a relação que o Iatista tem com o Lago Paranoá, incluindo a náutica e as embarcações. “Este evento inaugura uma fase nova no Distrito Federal, que faz com que isso mostre para a população a importância do lago, do turismo e como é bom o lazer para as famílias numa embarcação com a família. Então para nós, do Iate Clube, aqui no Boat Show, é uma satisfação ver como a indústria náutica evolui em Brasília e como os eventos começam a chegar aqui a cada ano e com o grande apoio do governador Ibaneis”, finalizou.
Ao total, a feira conta com mais de 20 expositores; muitos são de Brasília, além de oferecer área gastronômica e uma brinquedoteca. No sábado (17), o comodoro Luiz André Reis fará uma palestra para os visitantes da feira náutica. O evento vai até domingo (18), na Concha Acústica.