Nos dias 5 a 10 de fevereiro, Brasília foi a casa do Sul-Americano de Squash. Dois Iatistas representaram o Clube na competição: o primeiro lugar do ranking Sub-17, Matheus Frabetti, e o estreante Pedro Queiroz, no Sub-13.
O Jornal do Iate acompanhou a partida de estreia de Matheus Frabetti na competição. Com rebatidas precisas e um jogo limpo, o atleta venceu com tranquilidade, por 3 sets a 1, o jogador da Bolívia Jhoel Rocha. O placar final ficou: 11 x 8, 11 x 1, 8 x 11 e 11 x 1.
O Iatista contou ainda com a força da torcida presente nas arquibancadas. Depois da primeira vitória na competição, Frabetti disse que sonha desde pequeno em ganhar uma medalha no Sul-Americano: “Esse ano eu vou dar o meu máximo para conseguir”.
Nesta edição da competição, Matheus Frabetti conseguiu alcançar as quartas de final e sabe que a experiência no torneio será fundamental para os próximos passos na carreira.
Já Pedro Queiroz, no Sub-13, jogou duas partidas, mas acabou superado pelos adversários.
Acompanhando a competição em Brasília, o presidente da Confederação Brasileira de Squash, José Henrique Lopes, comentou sobre o aumento dos praticantes da modalidade. “O Squash tem crescido exponencialmente. Os campeonatos brasileiros, a Copa do Brasil, têm tido um crescimento muito grande. O circuito juvenil aumentou bastante, a prova disso é que estamos com 40 atletas aqui (disputando o Sul-Americano de Squash)”.
O presidente ainda comentou sobre o atual nível técnico da equipe brasileira: “Tudo faz parte de um processo de renovação, de aumento de participantes. Estamos tendo um aumento no número de atletas, atualmente, para depois aumentar o nível técnico. Hoje, ainda estamos atrás de Equador, Peru e Colômbia, mas a médio prazo esperamos figurar entre os melhores do
continente”, acredita.
Lopes torce para que a inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos possa trazer mais visibilidade e mais praticantes para o esporte.