Depois do CBI de Vela – 30° Copa da Juventude, os velejadores do Iate Clube partem para mais um desafio: Brasileiro de Ilca, que será realizado no Yacht Clube de Santo Amaro, em São Paulo, na represa do Guarapiranga. Do dia 10 a 17 de fevereiro serão realizados os seguintes campeonatos:
50º Campeonato Brasileiro da Classe ILCA 7;
31º Campeonato Brasileiro da Classe ILCA 6; e
28º Campeonato Brasileiro da Classe ILCA 4.
O Iate Clube participa da competição com 23 barcos, nas três diferentes classes.
Com o título conquistado na Copa da Juventude, Renato Lunetta aparece como uma boa aposta
do Iate para o campeonato e, dependendo do resultado, o velejador poderá carimbar o passaporte para o Mundial da Juventude que será realizado na Itália.
Luiz Felipe Giagio é mais um atleta do Iate que tem chances reais de velejar na Itália. Pipe fez a dobradinha com Lunetta na Copa da Juventude, velejando na classe ILCA 6.
O técnico Marco Calonico acompanhará o time do Iate mais uma vez. O treinador, que começou a velejar no Clube aos 7 anos, na classe Optimist, sabe bem os caminhos para o pódio e segue para São Paulo bastante confiante nos representantes do Clube, pois eles já estão entre a elite da vela nacional. “A expectativa é alta. Temos atletas muito bons! Eles vão performar muito bem, tenho certeza que os resultados virão até porque as condições da Represa são muito parecidas com as de Brasília. É um local sem corrente, sem maré, se assemelhando com as condições que os velejadores encontram nos treinos”.
O campeonato termina no dia 17 de fevereiro, e Calonico crava: “Se Deus quiser, a gente vai
voltar com alguns, no plural, troféus”.
Além dos jovens velejadores, o Iate Clube ainda será representado pelos técnicos-atletas: Felipe Rondina, que já tem o título de campeão no ILCA 7; Andrey Godoy, atual campeão brasileiro do ILCA 6; e ainda por Flávio Pimentel, ex-comodoro.