Nos dias 8 e 9 de setembro, a prainha do Iate Clube de Brasília será o local das provas do Campeonato Brasileiro Interclubes-CBI® de Águas Abertas. Serão dois dias de competição, com mais de 109 atletas, de 23 clubes participantes, envolvendo 14 estados brasileiros.
Do Iate, participam 11 nadadores e, entre as promessas de medalhas para o Clube, estão os sócios Victor Moreno, Victor Hugo, Daniel Rubiano, Júlia Alves e Alexandre Nóbrega.
Ao todo são quatro etapas de CBI® de Águas Abertas durante o calendário 2022/2023. A primeira aconteceu em junho, na cidade de Fortaleza (CE); a segunda, em Palmas (TO); e a última será em Salvador (BA).
Paralelamente às provas do CBI, serão realizados também a Copa Brasil e o Troféu Ana Marcela Cunha. As disputas fazem parte do Circuito Brasileiro e, ao todo, 217 atletas estão inscritos.
Na Copa Brasil, competem pelo Iate 54 atletas, desde a categoria Infantil até a Master. Pelo Troféu Ana Marcela Cunha, disputam, pela primeira vez, 11 latistas da categoria mirim ao petiz.
Na quinta-feira, 8, serão disputadas as seguintes provas: 10 km do CBI (109 atletas), 2,5 km da Copa Brasil (83 atletas) e 500m (petiz) do Troféu Ana Marcela Cunha (quatro atletas). Na sexta-feira, 9, serão: 5 km do CBI (132 atletas), 1,5 km e 5 km da Copa Brasil (42 e 55 atletas, respectivamente), e 250 m (petiz) e 250 m (pré-mirim a mirim) do Troféu Ana Marcela Cunha (quatro e seis atletas). No total, serão 435 inscrições nos três campeonatos.
Ignez David, Diretora de Esportes Individuais e Vice-Diretora de Esportes Aquáticos, afirma que o Clube está preparado para receber o futuro da natação brasileira. “Cuidamos de todos os detalhes para proporcionar aos atletas uma ótima experiência em suas passagens pelo Iate Clube. Ademais, será uma ótima etapa com alto nível técnico de disputa nas provas, tanto no masculino quanto no feminino”.