A Copa Brasil de Vela 2023 começou no dia 9 de outubro e terminou no sábado (14), na Escola de Vela Lars Grael, Ilhabela (SP), com mais de 80 velejadores na raia do Canal de São Sebastião. O tradicional evento foi organizado pela Prefeitura de Ilhabela, pela Secretaria de Esportes e pela CBVela, com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
As regatas serviram como seletiva para o Mundial da Juventude 2023, que será em Búzios (RJ), no mês de dezembro e, por isso, atraíram vários representantes da nova geração. O Iate Clube de Brasília teve representantes nas classes Snipe, ILCA, Finn e IQFoil. O sócio Renato Lunetta foi o grande campeão do ILCA 4, levando também o 1° lugar na categoria Sub-19.
De acordo com o velejador, os resultados o fortaleceram e reafirmaram suas expectativas. “A competição tinha vários atletas de alto nível e isso, somadas às condições complexas e diversas do local das regatas, permitiram que eu tivesse um elevado ganho na minha classe. Estou muito feliz com os resultados e, agora, é continuar o ritmo de treinos, pois as competições continuam”.
Entre as classes mais desafiadoras estava a IQFoil, a nova prancha à vela do calendário olímpico e pan-americano. E a outra importante conquista para o Iate veio justamente nessa prova, com a velejadora Sofia Rocha. A jovem atleta foi a grande campeã entre as mulheres, além de ter conquistado o 4° lugar geral.
A atleta Júlia Sampaio e o técnico Gabriel Raulino obtiveram a 7ª colocação geral e o 2° lugar na categoria mista na classe Snipe. Na classe Finn, o velejador Leonardo Seger foi o 4° colocado, enquanto Carlos Aviz garantiu o 7° lugar.
Na classe ILCA 6, o atual campeão brasileiro Andrey Godoy conquistou o segundo lugar geral e o primeiro na categoria sênior. Luiz Felipe Giagio conquistou o 11° lugar geral e o 8° na categoria Sub-19. Os atletas foram acompanhados pelo técnico Marco Calônico.