O Iate Clube, em sintonia com os novos tempos que priorizam o uso de fontes renováveis de energia e buscando oferecer maior comodidade ao sócio, dispõe em seu campus de seis carregadores para veículos elétricos: dois localizados em frente à Academia, três próximos à Secretaria Social e mais um na área da náutica. O sistema de recarga utiliza um aplicativo próprio e o sistema de pagamento é feito por meio de reembolso no título do associado.
Para dar transparência ao processo, o Iate criou um regulamento da estação de recarga. O documento, disponível no site do Iate (iateclubedebrasilia.com.br), estabelece as normas para a utilização dos carregadores, incluindo a obrigatoriedade de cadastrar os dados do veículo e mantê-los atualizados na secretaria (estar de acordo com o termo de uso), e o tempo máximo de utilização da estação de recarga.
O reabastecimento dos carros elétricos ou híbridos é liberado por meio do aplicativo “Corredor Verde”, da Neoenergia. Após o cadastro no app, basta encontrar os carregadores localizados dentro do Iate Clube. Um código de cores irá sinalizar quais equipamentos estão disponíveis no momento (cor verde) e quais estão sendo utilizados (cor azul).
O regulamento de uso do equipamento prevê que cada usuário permaneça conectado por duas horas. Sendo assim, ao finalizar esse período, o sócio deverá retirar o veículo. Ao manter o carro conectado além do período estipulado, isso caracteriza-se como descumprimento do regulamento e o sócio estará sujeito a multa de 10% da taxa de manutenção do Clube, a ser lançada diretamente no boleto de cobrança da taxa de manutenção.
O valor a ser reembolsado pelo associado ao Iate Clube por cada quilowatt-hora (Kwh) é de R$ 1,20, que será lançado no boleto mensal.