Na última terça-feira (8), representantes e presidentes do Comitê Brasileiro de Clubes, Fenaclubes, Sinlazer e Comitê Olímpico Brasileiro estiveram no Iate Clube para uma confraternização que comemorou os avanços perante ao legislativo brasileiro. Pela manhã, os representantes das entidades do segmento de clubes e o Comodoro do Iate Clube ainda estiveram presentes em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados.
A reunião teve como objetivo mostrar os resultados alcançados pelo CBC e pela Fenaclubes e sinalizou com otimismo o próximo ciclo olímpico.
Convidado pela presidente da comissão, deputada Laura Carneiro, para falar, o Comodoro Luiz André Almeida Reis deu um depoimento importante do ponto de vista da gestão de um clube e colocou o esporte como a principal estratégia de gestão clubística. “O esporte (…) é a estratégia porque ao investir no esporte você traz o jovem de volta para o clube, você retém as famílias dentro do clube, e isso é fundamental para o desenvolvimento da instituição ‘clube’”.
Já no Iate, o Comodoro do Clube, Luiz André Almeida Reis, e o presidente do Conselho Deliberativo, Edison Garcia, receberam os visitantes ilustres para um almoço.
O que eles falaram:
Luiz Gonzaga, presidente do Sinlazer: “O CBC hoje é a alma do esporte dos clubes. Sem o CBC o esporte estaria parado”.
Emmanuel do Rego, campeão olímpico e embaixador do CBC: “Tenho muita satisfação de ver que todas as entidades que militam no esporte — sejam todos os comitês, sejam as confederações do esporte escolar e também do esporte universitário —, todos estão chegando a um nível de maturidade muito bom e essa maturidade transcende e vai para importantes órgãos de controle como Câmara dos Deputados e Senado. Eles estão entendendo que nós, como esse sistema, estamos usando bem o recurso público, estamos entregando para o atleta o que ele precisa. Acho que esse entendimento de que todos estão fazendo seu papel de entrega para o esporte está sendo bem conceituado.

Paulo Maciel, presidente do CBC: “Olha, é importante um momento como esse, com as autoridades no Brasil reconhecendo o segmento clubístico, como o verdadeiro formador de atletas olímpicos do Brasil, e como a gente está sempre em evolução, fazendo um trabalho cada dia mais importante para o segmento. A gente luta muito pelo esporte olímpico. A Laura Carneiro foi muito feliz em aceitar o memorando do deputado e convocar essa audiência pública, isso significa que a gente está no caminho certo, e a gente vai continuar cada dia mais trabalhando para ter um esporte olímpico de alto nível”.
Arialdo Boscolo, presidente da Fenaclubes: “Teremos com certeza mais recursos disponíveis para o ciclo de Los Angeles do que tivemos para Paris”.
Mario de La Porta, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro: “Hoje tivemos uma reunião com o Conselho Nacional do Esporte, com várias entidades que tocam o esporte brasileiro, com a presença do Ministro do Esporte. Tivemos também a audiência pública lá na Comissão de Esporte da Câmara para o Comitê Brasileiro de Clubes. Agora essa visita no Iate para celebrar esses avanços que a gente teve, não há melhor lugar do que o Iate para receber a gente para podermos fazer esse debate”.