Governador assina documento de concessão da área norte do Iate
Novembro tem sido marcado por um período de realizações para o Iate Clube. No início do mês, a instituição venceu dois prêmios no fórum da Fenaclubes; no dia 15, houve a reabertura do posto de revenda de combustíveis; e, nesta semana, o governador Ibaneis Rocha esteve no Salão Social para assinar o documento de concessão do terreno localizado na área norte, marcando uma realização histórica para os associados.
A regularização da área norte ocupada pelo Iate Clube era um sonho e um trabalho travado por várias gestões. Com o engajamento e a articulação política com a Terracap e o Governo do Distrito Federal, o Iate conseguiu o documento que autoriza a concessão da área de mais de 16 mil m2, trazendo segurança jurídica e valorizando ainda mais o patrimônio pertencente ao quadro social.
A cerimônia de entrega do documento ocorreu na quarta-feira (27) com a presença de representantes da Terracap, do BRB, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, da Câmara dos Deputados, do Ibram e do governador e Iatista Ibaneis Rocha.
O Salão Social foi preparado para servir um almoço aos convidados após a cerimônia. Na mesa principal estavam as autoridades, incluindo o presidente do Sinlazer-DF, Luiz Gonzaga da Silva Filho, e o presidente do Ibram, Rôney Nemer. No salão, também era possível avistar os dois prêmios vencidos no congresso deste ano da Fenaclubes.
No dispositivo da cerimônia estavam: Leonardo Mundim, diretor de regularização social e desenvolvimento econômico da Terracap; José Humberto Pires, secretário de governo do DF; Fernando Assis, diretor jurídico da Terracap; Wellington Luiz, deputado distrital e presidente da Câmara Legislativa do DF; e Robério Negreiros, deputado distrital e líder do governo na Câmara Legislativa do DF. Dividiam o palco também o presidente do Conselho Deliberativo do Iate, Edison Garcia; o Comodoro do Clube, Luiz André Almeida Reis; e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Nas outras mesas do espaço estavam diretores, vice-diretores, presidente e membros do Conselho Deliberativo, ex-presidentes, ex-comodoros do Iate e sócios da instituição. Todos comemoraram a conquista do direito de uso da área, que era uma demanda desde o “tempo da fundação do Iate”, como explica Luiz André Almeida Reis, o Comodoro do Clube.
Fizeram uso da palavra na cerimônia: Leonardo Mundim, Wellington Luiz, Luiz André Almeida Reis, Edison Garcia e o governador Ibaneis Rocha.
O líder do GDF, em discurso, lembrou a relação dele com o Iate. Ibaneis Rocha se tornou associado para seguir uma dica do atual presidente do Conselho Deliberativo, que teria dito a ele que, para vencer a presidência da OAB, seria necessário se tornar sócio do Iate. E assim foi feito. Ele se tornou sócio, venceu a eleição e depois se tornaria o governador do DF.
Qual o significado da regularização da área norte?
Luiz André Almeida Reis, comodoro do Iate, pontuou que o documento vem para resolver uma questão que existia desde o início da fundação do Clube: “Essa é uma sonhada solução para um problema enorme porque essa área já é ocupada há muito tempo, mas o governo, baseado em leis aprovadas, nos concede o uso desse terreno por 30 anos, renováveis por mais 30 e a segurança jurídica necessária”.
Edison Garcia, ex-comodoro e presidente do Conselho Deliberativo, elogiou a parceria com o líder do Buriti: “Depois de uma grande luta e o resultado de um trabalho com o governador Ibaneis na regularização de clubes, templos e igrejas, temos agora esse resultado que vai dar tranquilidade ao Clube para fazer os investimentos necessários naquela área. Ali nós temos uma infraestrutura da área de serviços gerais. Tendo a tranquilidade dessa segurança jurídica, podemos fazer os investimentos mais definitivos, no sentido de aproveitá-los melhor em benefício ao sócio”.
Amauri Serralvo, ex-presidente do Conselho Deliberativo, disse que “é uma luta de anos e todos nós, que passamos pela administração do Clube, tivemos que enfrentar esse problema. Graças a Deus hoje está regularizado. Portanto, é um sonho, é uma área almejada, que não tinha segurança jurídica e hoje nós temos, é um dia de grandes comemorações.
Antônio Oscar Guimarães Lóssio, ex-presidente do Conselho Deliberativo, estava satisfeito com a conquista do Clube. “Hoje é um dia de júbilo porque resolvemos uma questão histórica que nos preocupava muito, graças ao GDF e ao empenho de vários comodoros e presidentes do conselho. Enfim, hoje, conseguimos a nossa almejada regularização”, celebrou.
Presidente do Ibram, Rônei Neymer destacou que a regulamentação da área favorece a sustentabilidade: “O governador tem uma experiência advocatícia muito grande, então é para trazer o DF para a legalidade e nós, do Ibram, queremos isso também, que o DF fique na legalidade e siga o regramento sobre o que pode ser feito ou não na área. Com isso, o meio ambiente ganha muito”.
Sócio do Iate e líder do governo na Câmara Legislativa, Robério Negreiros elogiou a atuação de Ibaneis Rocha ao focar na regularização: “Isso é resultado de muito trabalho, das pessoas certas nos locais certos. O Iate Clube é um ícone de Brasília, do qual sou sócio e meu sogro, Luiz Carlos Garcia, é benemérito do Clube. Como sócio, fico muito feliz, e com a regularização é possível abrir um leque maior de investimentos. Todos estão de parabéns, principalmente a administração, o atual Comodoro e todos os dirigentes. Sem essa harmonia e muito trabalho junto ao governo e à Câmara Legislativa, não estaríamos aqui hoje”.
Deputado federal, Júlio César Ribeiro é um dos nomes ligados à defesa do esporte no DF nas esferas políticas: “Olha, é o fortalecimento do trabalho que o Iate vem fazendo em diversas modalidades. Eu acompanho o Iate desde 2012, sei do trabalho maravilhoso que é feito na formação de grandes atletas e estar aqui é a ratificação de que o Iate está no caminho correto. E o Iate tem todo o nosso apoio quanto ao Governo do Distrito Federal, à Secretaria de Esportes e ao Congresso Nacional”.