Poucos dias após Ana Marcela Cunha – uma das referências do país da natação em águas abertas – conquistar a 16a medalha em campeonatos mundiais, o Iate Clube de Brasília recebia mais de 230 atletas para o 28o Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, a 11a etapa da Copa Brasil de Águas Abertas e o Troféu Marcelinha Cunha.
Vindos de 19 estados, além do Distrito Federal, os nadadores superaram as adversidades, como os ventos fortes e a água gelada, para chegar aos pódios das provas de 250 m, 500 m, 1,5 km, 2,5 km, 5 km e 10 km.
O time de nadadores que representou o Iate no CBI era composto por 12 atletas, os quais conquistaram os seguintes resultados:
Na Copa Brasil, competiram pelo Clube 34 nadadores, desde a categoria Infantil até a Master, e o resultado foi excelente: o Iate foi o grande campeão ao vencer as provas de 1,5 km, 2,5 km e 5 km, conquistando o 1o lugar geral de clubes.
Pelo Troféu Ana Marcela Cunha, disputaram 11 latistas. O time Iate venceu várias provas e garantiu o 1o lugar geral de clubes nas categorias Mirim e Petiz.
Os eventos foram organizados pelo Iate Clube de Brasília e pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes.