Foi em 1996, sob a gestão do então comodoro Ennius Muniz, que o Ciate saiu do papel e se tornou um projeto de sucesso. Vinte e oito anos depois uma grande festa celebrou a fundação do centro dedicado a olhar os filhos dos sócios do Iate Clube com carinho e respeito.
Na festa estavam presentes ex-presidentes do Ciate, como Ennius e Márcia Muniz, Luciano Mancuso, Edison Garcia e George Raulino. João Lima Bastos, atual presidente, estava radiante em comemorar mais um ano do que chamou de “instituto infantojuvenil” que, além de aulas de reforço escolar, possibilita aos alunos o primeiro contato com as práticas esportivas.
O Comodoro do Iate, Luiz André Reis, também marcou presença na festa e cumprimentou todos os presentes. Além disso, celebrou a existência do centro e destacou a chegada da Joyful ao Ciate.
Após a fala das autoridades, os integrantes do coral do Emiate prepararam uma apresentação emocionante. Na sequência, foi a vez do “parabéns”, com direito a um bolo gigante.
Com fliperamas, infláveis e outros brinquedos, pais e filhos aproveitaram o dia de sol, que ganhou um clima especial com a apresentação da banda Bsbeat. Mais uma atração preparada em parceria com o Emiate foi a oficina de mosaico.
Médico e pai de três filhos, Nina, Bento e Sarah, Luiz Lobato estava feliz em participar do evento que festejava o aniversário do Ciate e celebrava o Dia dos Pais: “A experiência com o Ciate é maravilhosa. A prática esportiva faz com que eles coloquem em foco vários aspectos que são muito importantes para vida. Se você está no esporte, a criança não está na tela, a criança não está desviando a cabeça para outras coisas que não são saudáveis”.