O Iate Clube de Brasília concluiu, no dia 30 de dezembro, a reforma do parquinho infantil, que fica próximo à piscina do tobogã. O antigo playground já estava em funcionamento há cerca de sete anos, porém, com o passar do tempo, surgiu a necessidade de ser implantado um novo parquinho para melhor atender às crianças do Clube.Um dos problemas recebidos pela engenharia do ICB foi em relação à temperatura dos escorregadores nos horários em que o sol era mais forte. Tendo em vista que o equipamento causou leve queimadura em uma criança que utilizava o brinquedo, foi solicitado à engenharia do Iate que se iniciasse o trabalho de verificação de segurança geral dos playgrounds, momento em que foram constatadas algumas irregularidades e pontos que deveriam ser aprimorados.
Parquinho antigo
Os brinquedos do antigo playground apresentavam desgastes e falta de peças. Além disso, alguns equipamentos não atendiam às normas vigentes de segurança, como furos no piso. Apesar de ser feito de ferro, material muito resistente, ele possuía alta condutibilidade térmica.
Outra questão apresentada foi que a elevação do nível do piso não foi realizada na construção do parquinho anterior, resultando em acúmulo de água da chuva, sujeira e terra. Isso gerava muitas manutenções e custos para o Clube. Além disso, não foi feita uma contenção para o piso, criando frestas entre as peças devido à dilatação e contração.
Parquinho novo
Já o novo parquinho foi construído com nível do piso elevado e rede de drenagem. Uma mureta também foi erguida em todo o perímetro, que serve como acabamento e contenção, aumentando sua durabilidade. O novo piso é emborrachado e absorve melhor os impactos, possuindo formato mais comum e fácil de encontrar no mercado, em caso de necessidade de reposição.
Acessibilidade
Quanto à acessibilidade, o parquinho anterior oferecia uma rampa que dava acesso aos brinquedos que não eram acessíveis e também a locais que não eram totalmente protegidos, o que oferecia risco de queda para cadeirantes ou crianças com dificuldade de locomoção. No playground, também havia um balanço para cadeirantes, mas que apresentava grande risco de acidentes.