Em consonância aos novos tempos que buscam caminhos mais econômicos e sustentáveis, o Iate Clube está realizando a substituição dos coletores solares. Esses equipamentos, junto com as bombas de calor, são responsáveis pelo aquecimento das piscinas semiolímpicas.
Devido ao desgaste e à inoperância dos coletores, tornou-se necessário substituí-los para garantir o funcionamento do sistema e assegurar uma relevante economia de energia elétrica. Ao todo, serão instalados cerca de “1000 m2 de novos coletores e assim será reativado o sistema de aquecimento solar”, comenta o Comodoro Luiz André Almeida Reis.
Com a reativação do sistema, esse passa a ser a fonte primária de calor para as piscinas. As bombas de calor que hoje atuam para aquecer tornam-se a fonte de calor secundária e serão utilizadas para complementar o aquecimento, se e quando necessário.
O próximo passo será gradual, segundo o Comodoro. A intenção é realizar a substituição das bombas de calor, que usam energia elétrica e que complementam o sistema de aquecimento da água de piscinas. A intenção é instalar equipamentos com a tecnologia full inverter, que possibilita uma economia significativa de energia, algo em torno de 40%.



