Jovens ocupam duas das quatro vagas brasileiras da vela nos Jogos que ocorrem até 23 de agosto no Paraguai
Gustavo Kiessling, 17 anos, e Sofia Rocha, 18, são os representantes do Iate Clube de Brasília nos Jogos Pan-Americanos Jr., em Assunção, realizados entre os dias 9 e 23 de agosto, no Paraguai. Gustavo compete na classe ILCA 7 e Sofia, na IqFoil.
Sofia se sente muito feliz em representar o Brasil em um campeonato desse tamanho, pois até então nunca tinha tido a oportunidade. “A minha maior competição foi o Mundial da Juventude e, pelo Time Brasil, é completamente diferente, eu nunca tinha participado de uma competição desse nível”, conta a atleta. Os jovens vão competir nos dias 15, 16 e 17 de agosto.
Esse também é o primeiro grande torneio pelo Comitê Olímpico Brasileiro que Gustavo compete. Para chegar até o Pan Jr., ele contou com a parceria do ICB. “É uma honra estar aqui representando o Brasil. O Iate me ajudou desde a preparação, ajuda de custo e material. Sem o Clube não seria possível estar aqui”, completa.
Os atletas estão no Paraguai com os técnicos da Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Segundo o diretor de Esportes Náuticos do Iate Clube de Brasília, Gustavo Raulino, tanto Guga como Sofia têm grandes chances de conquistarem medalha para o Brasil. Sofia treina há dois anos no Clube, enquanto Guga está há seis meses.
Raulino conta que os atletas ocupam duas das quatro vagas brasileiras na vela, o que mostra que o trabalho tem sido bem feito, “ainda mais por estarmos longe do mar”. Nos últimos tempos, os resultados e as participações em competições mostram como o Iate tem se consolidado no esporte.
“Os Jogos Pan-Americanos são importantes para nos consolidar como uma das grandes potências da vela. Temos tido grandes resultados ultimamente a nível nacional e mundial em outras classes, mas conseguir isso em classes olímpicas júnior significa que temos um bom time para voos mais altos”, ressalta.
Jogos Pan-Americanos Jr.
Os Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025 acontecem entre os dias 9 e 23 de agosto e reúnem os melhores atletas jovens das Américas. Mais de quatro mil atletas de até 23 anos, de 41 países, estão em ação em cinco cidades diferentes do Paraguai (Assunção, Luque, Ypacaraí, San Juan del Paraná e Encarnación). O Brasil conta com 369 atletas de 39 modalidades diferentes para a disputa.
Ao todo, são 42 modalidades (individuais ou coletivas) e 28 esportes. O Pan Júnior também distribuirá 231 vagas diretas para os Jogos Pan-Americanos Lima 2027. Até o momento, o Brasil ocupa o primeiro lugar do quadro de medalhas com 91 no total: 44 de ouro, 21 de prata e 26 de bronze.