Há alguns dias, infelizmente, o relógio de sol do Iate foi danificado após atos de vandalismo. A peça faz parte do acervo do Clube desde 2012 e foi doada pelo oficial da reserva da Marinha, comandante Alencar Moreira, que, inclusive, confeccionou o relógio.
“Cuidar do patrimônio do Iate é um dever de todos os sócios, pois tudo o que está aqui dentro pertence ao Quadro Social. Contamos com a colaboração de todos para, juntos, mantermos a estrutura do Clube preservada”, solicita o Diretor de Operações e Logística, Moisés do Espírito Santo Júnior.
Você sabe como funciona o relógio de sol?
Localizado próximo à praça da Alameda JK, um dos pontos mais frequentados do Clube, o relógio de sol é formado por uma superfície plana que serve como mostrador, onde estão marcadas linhas que indicam as horas, e por um pino, cuja sombra projetada sobre o mostrador funciona como um ponteiro de horas em um relógio comum.
À medida que a posição do sol varia, a sombra desloca-se pela superfície do mostrador, passando sucessivamente pelas linhas que indicam as horas. Para transformar a hora observada no relógio de sol (hora solar) para hora legal, é preciso somar ou subtrair, de acordo com o dia do mês, os valores em minutos que estão fixados em uma tabela na base do relógio de sol.